São Bento ganha espaço exclusivo na Zona Norte

São Bento ganha espaço exclusivo na Zona Norte Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/03/2014 às 00:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 00:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O evento de inauguração do Espaço São Bento contou com a presença

 da diretoria do shopping e do clube, torcida organizada e jogadores

 

Na última quinta-feira (6), o Esporte Clube São Bento inaugurou seu espaço exclusivo no Plaza Shopping Itavuvu, onde estão expostos os troféus conquistados pelo time, fotos e camisas antigas. O acervo conta um pouco da história dessa equipe centenária, com o principal objetivo de aproximar o sorocabano do seu time de coração. No local, o torcedor poderá também adquirir ingressos para os jogos, camisas e outros artigos da agremiação.

Para Fernando Martins da Costa Neto, presidente do São Bento, essa é mais uma vitória do clube. “Esse espaço é importante para resgatar a memória de uma história cheia de conquistas”, comemora.

E por falar em história, vários atletas que já passaram pelo time em outras décadas também estavam presentes, como Ademir de Barros, o Paraná, que jogou no São Bento entre 1959 e 1965. “Este time me destacou como jogador, tanto que, em 1966, fui convocado para fazer parte da seleção brasileira”, relembra. “Para nós, é muito importante que a história se mantenha viva. Ficamos honrados em ver as nossas fotos nessas paredes”, finaliza Paraná, referindo-se a ele e aos demais colegas de época que estavam presentes: Candinho, que jogou no São Bento nos anos 70; Odair Patriarca, dos anos 80; e Ângelo Mickey, que chegou ao clube em 1957. “Aqui joguei; fui treinador, auxiliar, um faz-tudo durante muitos anos”, enumera Mickey, que esteve ligado ao São Bento até 1977.

Durante a festa, passado e presente se misturaram. Atuais jogadores do clube também estavam por lá celebrando a conquista. Um deles era Wilian Cassiano Januário, atleta há 16 anos e que, há um ano e meio, atua pelo São Bento. “Nosso time completou 100 anos, subiu para a série A2 do Paulistão e, agora, está em excelente fase no campeonato. A cada momento, uma nova conquista. Esse local é para comemorar ainda mais essa história.”

A torcida organizada estava presente com sua bateria, animando os presentes que vibraram com as canções entoadas. Rosa Maria Ramalho, que criou a torcida feminina com a sua família, também prestigiou o evento. “Em 1975, minha mãe e eu reunimos um grupo de pessoas apaixonadas pelo São Bento. Éramos os chamados ‘Tira Prosa’. Também havia homens, mas as mulheres eram a maioria. Tratava-se de uma novidade para a época. Era o primeiro momento do público feminino nos estádios de futebol”, comenta Rosa, afirmando, ainda, que o amor contagia a todos os parentes: a família já está na quarta geração de torcedores.

Rosa é uma das conselheiras do clube e foi responsável pelo resgate histórico e pela restauração do acervo exposto no Espaço São Bento. Há três anos, ela também liderou o movimento denominado “Vamos Subir”. “Queríamos engajar cada vez mais torcedores para embalar o time nessa subida e a nossa torcida deu certo”, recorda.

Ademir Francisco de Freitas, que se declara são-bentista desde criança, foi ao Plaza Shopping Itavuvu com sua filha para conferir a inauguração. “Vou a todos os jogos. Amo esse time. Estou encantado com o lugar. São Bento e Sorocaba precisavam de um espaço como esse.”

“Essa novidade veio para resgatar e registrar a história do time. O shopping quer estar cada vez mais inserido na comunidade e faz isso por meio deste local, que está aberto aos torcedores e à comissão técnica para realização de reuniões e comemorações”, declara Genildo Ferreira, superintendente do mall. O Plaza Shopping Itavuvu fica localizado na Avenida Itavuvu, 2.182.