Prefeitura entrega quadra de Gateball no Clube do Idoso

Prefeitura entrega quadra de Gateball no Clube do Idoso Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/08/2013 às 23:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), inaugura nesta terça-feira (20) uma quadra de gateball, construída no Clube do Idoso, ao lado do Centro Esportivo de Pinheiros. A cerimônia está prevista para ter início às 9h, contando com a presença dos familiares e amigos de Jogi Henna, homenageado que dará nome ao espaço público. Nascido no Japão em 1919, ele viveu muitos anos em Sorocaba, desenvolvendo atividades na área comercial, entre os quais o Bazar King.

Conforme explicou o secretário de Esportes, Francisco Moko Yabiku, na quadra construída pela Prefeitura, técnicos da Semes vão estimular e ensinar a prática do gateball, modalidade esportiva de origem japonesa e que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente. “O objetivo é promover um esporte pouco conhecido no Brasil, apesar de muito praticado em clubes japoneses, e que possibilita um exercício sem discriminação de idade ou condição física. Em Taiwan, por exemplo, existem equipes de cadeirantes de gateball”, comenta Yabiku.

Para trabalhar com a modalidade, os técnicos passaram por um treinamento, na sede da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens), sob a coordenação do diretor e árbitro da Federação Paulista de Gateball, Walter Kimura. As aulas no local serão destinadas a crianças, jovens e adultos (inclusive da terceira idade) “permitindo uma integração entre as pessoas”, destaca o titular da Semes.

 

Sobre o gateball

O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. O jogo era originalmente concebido para crianças, mas pessoas de todas as idades também se entusiasmaram pela modalidade, porque pode ser praticado mesmo em idade avançada. É fácil de aprender e não exige muito fisicamente. Além de possibilitar a prática entre família, está lentamente se tornando um esporte de gerações.

Esse esporte é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates (arco) e um goal pole (pino central). É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com a ordem de jogo. A bolas vermelhas são ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um arco e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.