Prefeitura de Sorocaba divulga vencedores do Concurso Nacional de Arquitetura para requalificação do CIC

Esportes 14 maio / 2022 às 15:09
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), divulgou, nesta sexta-feira (13), a equipe universitária de Arquitetura e Urbanismo vencedora do Concurso Nacional de Ideias para Requalificação do Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC). A melhor proposta apresentada foi elaborada pelas alunas Ingrid Caroline Silva Messias, Isabela Floriam Torrezan e Márcia da Silva Inácio, do Centro Universitário Facens, sob a orientação da professora Ana Carolina F. Basso Marques.
O objetivo da iniciativa municipal foi de promover aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo a experiência de realizarem um estudo preliminar para a requalificação do CIC, selecionando as melhores propostas e trazendo visibilidade às instituições de ensino e aos alunos e professores-orientadores, além de fomentar propostas inovadoras que poderão ser executadas futuramente no estádio.
No memorial descritivo da proposta vencedora, a nova cobertura do campo de futebol, por exemplo, foi feita em várias partes e formatos, para remeter à sobreposição das roupas dos tropeiros, já que o formato de ferradura do campo tem ligação com a cultura Tropeira, que faz parte da história do município de Sorocaba.
Em segundo lugar, ficou o projeto apresentando pelo trio Gabriel Oliveira de Almeida, Laura Moraes de Barro e Julia de Pilla, também do Centro Universitário Facens, sob a orientação da professora Ana Carolina F. Basso Marques. Em terceiro lugar, está a dupla Luigi Mathias Romagnoli e Maria Clara Litholdo Ruvina, da Uniso (Universidade de Sorocaba), sob a orientação do professor Rafael Henrique Neves. Já, em quarto lugar, ficou a proposta feita pelos estudantes Gabriela Martins de Souza, Stefani Soares Figueiredo, Rodrigo Candido Guerra e Denis de Lara Fernandes, da Unip (Universidade Paulista) campus Sorocaba, sob a orientação do professor Júlio César Alves Ferreira.
O projeto apresentado pelos participantes deveria ser concebido na construção já existente, considerando o sistema estrutural consolidado, com uma proposta de uma área esportiva e de uma área para eventos no Estádio Municipal. A Praça da Amizade, localizada em frente ao CIC, também deveria receber uma intervenção.
“O intuito, ainda, é agregar melhorias ao estádio e transformá-lo em uma moderna Arena Multiuso, em parceria com a iniciativa privada, requalificando esse espaço para que ele sedie, não apenas jogos importantes, mas também seja um espaço para grandes eventos diversos”, destaca o secretário da Sequav, Pedro Souza.
“Recebemos projetos muito interessantes. Todos estão de parabéns. Baseados neles, agora, buscaremos parceria para elaboração de um projeto completo de arquitetura”, afirmou o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia. Os melhores projetos para revitalização do estádio serão premiados, em solenidade a ser agendada, em breve, para o recebimento dos troféus e certificados de campões das mãos do prefeito Rodrigo Manga e demais autoridades envolvidas.
Todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora, composta por representantes da Sequav, Sehab, Câmara Municipal de Sorocaba, Secretaria da Cultura (Secult), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Conselho Municipal de Esportes (CMEL) e Panathlon Club.
Inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, o CIC está localizado na Avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. Além do amplo gramado, o estádio dispõe de quatro setores de arquibancadas e sanitários. No Estádio Municipal, são recorrentes os jogos do time Esporte Clube São Bento, tradicional na cidade, fundado em 1913, e as finais do Campeonato Varzeano, promovido pela Sequav.
O resultado do concurso foi publicado no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (13) e pode ser consultado no link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-7289 ou pelo e-mail: semes@sorocaba.sp.gov.br.

Mais Notícias