Prefeita abre oficialmente o Campeonato Brasileiro Série B de Futebol para Amputados em Sorocaba

Esportes 12 out / 2019 às 15:44

A abertura oficial do Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados Série B aconteceu no final desta sexta-feira (11) em Sorocaba. O evento, que é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), contou com a participação da prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho. No total aproximadamente 150 pessoas, entre  atletas, técnicos, professores e dirigentes participam do evento, que segue até o próximo domingo (13).

O evento é uma iniciativa, na qual há a oportunidade de entidades que desenvolvem trabalhos e atendem pessoas portadoras de deficiência por amputação apresentem suas equipes para uma competição saudável e transformadora. Associação Sorocaba Futebol de Amputados, Ourinhos, Santos, Marília e Evolução são as equipes que estão participando.

A prefeita Jaqueline Coutinho saudou os atletas e destacou a importância do campeonato para a cidade. “A iniciativa procura estimular a competição e prática de esportes por pessoas portadoras de deficiência por amputação e má formação congênita, ampliando a oportunidade de sua integração social”, disse.   “Queremos mais iniciativas que propiciem bem-estar a todos, principalmente no que concerne ao desporto”, completou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2018, em todo o país foram feitas 534.058 amputações nesses 11 anos, a maior parte vítimas de acidentes de trânsito e também de doenças como o diabetes.

“Certamente muitos desses amputados vivem por aqui, na região de Sorocaba, reabilitando-se e seguindo com sua vida social. Nesse contexto, crescem cada vez mais iniciativas voltadas para o bem-estar dessas pessoas, principalmente no que concerne ao desporto. O Campeonato Brasileiro De Futebol Para Amputados Série B figura como uma dessas iniciativas”, finalizou a prefeita.

O vereador Renan do Santos também participou do evento e lembrou da importância de a sociedade civil, assim como empresas e o poder público apoiarem iniciativas como esta.

Jogos

Os jogos acontecem até domingo (13) na R9 – Ronaldo Academy Sorocaba, que fica na Rua Antônio Aparecido Ferraz, 1480 – Parque Santa Isabel – Sorocaba/SP.

Horários:

12/10 – 9h, 10h, 18h e 19h

13/10 – 9h e 10h


Mais Notícias