Com participantes de todo País, LiSoBOXE forma novos instrutores de boxe em Sorocaba

Com participantes de todo País, LiSoBOXE forma novos instrutores de boxe em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/11/2014 às 11:33
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:33
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A LiSoBOXE – Liga Sorocabana de Boxe realizou nos dias 08 e 09 de Novembro em Sorocaba/SP o “Curso de professores LiSoBOXE 2014”. Esse foi o segundo curso de instrutores realizado pela Liga esse ano, e teve apoio da Academia Runner Club de Sorocaba, Panathlon Club de Sorocaba e da empresa Zofi Camisetaria.

Durante dois dias de curso muito intenso, os alunos aprenderam mais sobre a modalidade desde sua história e evolução ao longo do tempo, regras e fundamentos técnicos; também sobre a pedagogia do esporte como preparação física, exercícios educativos específicos do boxe, planejamento de aula, e como trabalhar em academias, clubes, escolas… Desenvolvendo assim a modalidade, expandido-a cada vez mais visando chegar ao alcance de todos, uma vez que com instrutores capacitados, todos podem praticá-lo com segurança.

Com um conteúdo atualizado e muito didático, o curso foi dividido em duas partes, de teoria e prática. A parte teórica foi orientada pelos professores e atletas da LiSoBOXE e serviu para que o participante tenha uma vivência maior da modalidade, aprendendo na prática a melhor maneira de ensinar seus alunos as técnicas do Boxe. Já a parte teórica foi ministrada pelo Professor Vladimir de Godoi que é fundador da LiSoBOXE e também técnico da equipe sorocabana.

Entre bolsistas e pagantes, o curso teve um total de dezoito novos instrutores de boxe vindos de dentro e fora do Estado como Harryluci da Cunha, que mora em Manaus/ Amazonas, e que veio a São Paulo exclusivamente para esse curso de capacitação; além disso, tivemos a participação de alunos de cidades da região como Limeira, São Paulo Valinhos, Botucatu, e também de Sorocaba.

Para Lucas Alvarenga, membro da Liga e professor do curso, o que o agradou foi a demonstração de interesse dessa turma que, apesar cansados por enfrentarem viagem e dois dias intensos de curso, buscaram sanar todas as suas dúvidas do início ao fim. “Os participantes se mostraram sempre interessados em aprender, e todos tiveram um aproveitamento altamente positivo, conseguimos durante o curso passar maneiras de se trabalhar o boxe com todos os públicos, crianças idosos, mulheres e homens com diferentes objetivos”, destaca Lucas Alvarenga.

Luis Arantes, também membro da Liga, professor da LiSoBOXE e um dos colaboradores do curso comentou sua participação: “Como aluno universitário do último semestre de educação física, poder ajudar a ministrar um curso importante como o de instrutores foi uma aprendizagem excelente, uma oportunidade única, poder ensinar os fundamentos técnicos aos novos instrutores e ver que eles demonstraram grande interesse foi um prazer para mim como atleta de boxe e futuro educador.”

O manauara Harryluci da Cunha viajou mais de 3.800 kilômetros até Sorocaba, e nos relatou o que o motivou a atravessar o País para participar do curso da LiSoBOXE: “Busquei algum curso de boxe e achei aqui em Sorocaba, pesquisei no site e em outros meios de comunicação e vi que o trabalho é bastante qualificado, e que a Liga sempre realiza cursos, torneios, reciclagens, enfim, diversas atividades ligadas ao boxe. O nível do curso me surpreendeu positivamente pois é um curso muito técnico e conseguimos também aprender na prática, além de conseguir tirar todas as dúvidas relacionadas ao esporte”, finalizou Harryluci.

Um dos participantes do curso é Vagner Silva de São Paulo, capital. Vagner é ex- atleta de boxe olímpico e atualmente luta boxe profissional e já ganho à vida dando aulas de boxe em São Paulo, além disso, é “pupilo” de Peter Venâncio, ex-boxeador que participou dos Jogos olímpicos de Seul em 1988, além de ser um dos maiores boxeadores profissionais que o Brasil já teve, chegando a disputar o cinturão mundial de Boxe pela Associação mundial de boxe em 1997. Vagner também comentou sobre o curso da LiSoBOXE: “Fiquei sabendo do curso através do facebook da LiSoBOXE, escolhi fazer esse curso pelo trabalho que a Liga Sorocabana faz, desde o projeto social até o trabalho com atletas, além disso é uma entidade muito respeitada e o nível do curso é muito interessante, pois ajuda a quem quer dar aulas em academias porque ensina desde os fundamentos básicos até a montar treinamento para clubes, escolas, é muito interessante”, destacou Vagner Silva.

Fundador da LiSoBOXE Vladimir de Godoi comenta sobre o curso: “Já são 10 anos realizando estes cursos sobre Boxe olímpico, um privilégio resultante de trabalho árduo e grande planejamento, o que resultou numa equipe altamente capacitada para tais atividades com a modalidade.”

“Os resultados foram o aumento da pratica do boxe; surgimento de novas equipes competitivas em Sorocaba e Região; melhora do atendimento ao público em geral; maior e melhor visibilidade da modalidade com a diminuição de paradigmas e preconceitos em relação ao Boxe, além da integração de Educadores Físicos envolvidos com o ensino do esporte.”

Tendo início com o curso de formação de instrutores de Boxe em 2005, a Liga Sorocabana de Boxe formou até o momento mais de quatrocentos instrutores vindos de todos os cantos do País. Agora, a diretoria da LiSoBOXE se prepara para uma reciclagem e preparação para o calendário de cursos e torneios em 2015, onde além dos tradicionais cursos de arbitragem e instrutores de boxe, teremos cursos de preparação física voltado para as lutas, nutrição esportiva e avaliação física voltado para técnicos de boxe e organização de eventos.

A LiSoBOXE agradece a participação e a confiança de todos.