Centro Esportivo Pinheiros e pista de bicicross comemoram 30 anos

Centro Esportivo Pinheiros e pista de bicicross comemoram 30 anos Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/11/2018 às 11:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Fundado em 11 de novembro de 1988, o Centro Esportivo André Matiello do Pinheiros, comemora 30 anos de existência com importante colaboração para o esporte sorocabano. Lá tem destaque o bicicross, futebol de campo, futebol society e clube do idoso. Antes mesmo de sua inauguração o local era frequentado por esportistas, pois exatamente onde foi construída a pista de bicicross tinha o campo varzeano de futebol do América, um time de muita tradição e já naquela época recordista de títulos em nossa cidade.

A pista que comemora paralelamente aniversário surgiu com Cida Comitre e seu filho o piloto Ricardo Perez, hoje já fora das pistas, mas com uma coleção de títulos incluindo o tricampeonato Pan americano e penta Sul americano. Eles tiveram a ideia da construção no terreno localizado em ponto nobre de Sorocaba, fato que não foi bem-visto pela família americana. O interesse causou muitas discussões entre as duas partes, pois por um lado o vereador Carlinhos da Farmácia, que era diretor do América, liderava uma corrente contrária a construção da pista. Do outro lado, o também vereador, João de Andrade defendia a instalação dela com o campo deslocado na mesma área, mas um pouco mais acima. Enfim tudo foi acertado e atualmente a pista ainda é considerada a melhor do estado de São Paulo e Sorocaba a capital do bicicross pelo grande número de campeões formados na sua instalação.

Até mesmo em nível local a rivalidade cresceu e a disputa passou a ser acirrada dentro da maravilhosa pista, que com traçado invejável passou a sediar campeonatos Regionais, Paulista, Brasileiro e por duas vezes Pan americano. Com um desenho minunciosamente estudado com largada e chegada perfeitas, ótima sinalização a pista do André Matiello passou a ser conhecida em todo o estado e consequentemente ser compartilhada por todos praticantes desse esporte.

O Cube Sorocabano de Biciross, que tem como presidente Cida Comitre, sempre contou com grandes nomes do bicicross brasileiro em suas fileiras. Atletas como Ricardo Perez, Mayara Perez, Priscilla Stevaux, Bianca Quinalha, Rodrigo Alarcon, Robson Palomar, Thiego Tosta, Leandro Goes, Douglas e muitos outros que sempre ajudaram Sorocaba estar no topo desse esporte, que agora é olímpico, deram suas primeiras pedaladas e caíram seus primeiros tombos nessa pista.

O bicicross ajudou levar o nome de Sorocaba por todo o mundo, pois nossos pilotos conquistaram títulos paulista, brasileiro, sul-americano, pan-americano e mundial.

O futebol também se manteve presente nas dependências do Centro Esportivo André Matiello, pois foi construído um campo com dimensões menores, mas gramado, com alambrados e vestiários modernos, porém aberto a outras equipes da região que também passaram utilizá-lo nos dias de seus jogos.

Recentemente foi inaugurado, pelo prefeito José Crespo, o campo de futebol society com grama sintética um avanço para a cidade. A Semes, responsável pela administração do local, tem agendado jogos de futebol feminino, torneio para crianças, treinos e jogos para todos.

Nas dependências do CE Pinheiros também está instalado o Clube da Terceira Idade, que tem uma movimentação intensa com uma frequência muito grande todos os dias.

“Os 30 anos do CE Pinheiros é motivo de orgulho para toda a cidade, pois a sua estrutura e a sua utilidade colaborou muito para a formação de atletas e homens que sempre deram orgulho a nossa terra”, comentou o secretário de esportes Simei Lamarca.