Parques municipais são uma opção de diversão ou tranquilidade

Parques municipais são uma opção de diversão ou tranquilidade Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/12/2016 às 19:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A recente chegada do verão, aliada ao início das férias escolares, é um prato cheio para juntar a família e os amigos. Visitar os parques da cidade é uma opção escolhida por aqueles que querem gastar pouco e se divertir ou por quem deseja relaxar. Sorocaba possui vários espaços ecológicos com entrada gratuita, administrados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O mais recente dos parques implantados no município é o Porto das Águas, localizado ao final da Avenida XV de Agosto, no bairro Retiro São João. Nele, há um lago de 900 metros de extensão e 26 de profundidade em determinado ponto – por isso é proibido nadar. Existe, porém, a possibilidade de pescar no local.

Quem o visitava pela primeira vez na tarde desta segunda-feira (26) era o operador de empilhadeira Reginaldo Galvão. Ele foi ao local junto do irmão Joel ao descobrir que era permitido pescar. Ainda sem o aparato necessário para fisgar os primeiros peixes, teve a intenção de conhecer o local primeiramente. “Trabalho fora a semana toda, mas no fim de semana com certeza será uma ótima oportunidade”, comentou.

Outro “estreante”, o xará de Galvão, Reginaldo Mendes de Almeida, trazia o filho Reggerson e o genro Vagner para visitar o espaço. Eles, porém, já carregavam o equipamento para pesca. “Temos esse hábito de ir aos parques. Também gosto bastante do da Água Vermelha”, lembrou Almeida. No espaço, é permitido pescar com caniço ou molinete apenas nos pontos sinalizados. Já o uso de garateias, armadilhas, linhadas e redes de qualquer tipo é proibido.

Piquenique

A alguns quilômetros dali, no Parque do Paço Municipal, havia quem preferisse ficar debaixo da sombra das árvores. Moradora de São Paulo, a funcionária pública Juliana Teixeira veio a Sorocaba passar o Natal e não perdeu a chance de fazer um piquenique em família. “É muito bom poder aproveitar essa calmaria. O Natal é no Interior; o Ano Novo, na praia”, contou, na companhia da mãe Benedita.

Todas as informações sobre horários de funcionamento e características gerais dos parques ecológicos administrados pela Sema estão disponíveis no link http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/. No dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, o Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha, Parque Ouro Fino e Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas vão permanecer fechados. Os demais seguem sua programação habitual.