Parques municipais são opções de lazer no feriado

Parques municipais são opções de lazer no feriado Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/08/2018 às 19:40
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o feriado da próxima quarta-feira (15), data em que Sorocaba comemora 364 anos de fundação, opções de lazer como viagens e longos passeios acabam sendo deixados de lado. Desta forma, os parques municipais de Sorocaba se tornam uma opção atrativa para toda a família se divertir gastando pouco e sem sair da cidade.

Administrados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), além de oferecer qualidade de vida à população que vive em seu entorno, esses espaços verdes são destinados ao lazer, à diversão e à contemplação e têm como função também a preservação da biodiversidade local, a conservação dos recursos hídricos, o desenvolvimento da Educação Ambiental em todos os segmentos da sociedade e o desenvolvimento de pesquisas ambientais.

Para quem deseja conhecer alguns animais de perto, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” estará funcionando normalmente no feriado, das 9h às 17h. O espaço é considerado um dos maiores e mais completos zoológicos da América Latina, onde o visitante encontra cerca de 1.102 animais de 281 espécies diferentes, sendo algumas ameaçadas de extinção.

O valor do ingresso é de R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 5 a 11 anos. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. O zoo está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

O Parque da Biquinha, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, serve de opção para quem se interessar por um programa mais calmo. O parque conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, nascentes e uma bica. O espaço é aberto das 8h às 17h e tem entrada gratuita.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jd. Dois Corações), um dos espaços mais visitados da cidade, estará aberto das 9h às 17h. Além de uma coleção especial de plantas, o visitante vai se encantar pela área de 70 mil m² protegida e voltada para a conservação da biodiversidade. Além do Palacete de Cristal, o espaço conta com o orquidário, roseiral,  um jardim de plantas medicinais, trilhas, mirantes, alamedas e fragmentos de vegetação natural.

Outra boa opção é o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” (rua România, 150 – Jardim Europa), que também ficará aberto para o público neste feriado, das 8h às 17h. O espaço ecológico conta com aquários, playground, quiosques, mesas para piquenique, anfiteatro e pista de caminhada ao redor dos três lagos que embelezam ainda mais o espaço.

Além disso, a Prefeitura de Sorocaba organizou uma série de atividades para a data comemorativa. Confira a programação completa acessando o link http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-completa-364-anos-com-programacao-especial/.