Orquestra Sinfônica de Sorocaba faz concerto ao ar livre no Centro

Entretenimento 13 ago / 2018 às 16:44

Nesta terça-feira (14), às 13h, a população terá a oportunidade de conferir gratuitamente a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS), sob a regência do maestro Eduardo Ostergren, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba. O repertório inclui Coldplay Classics, Michael Jackson Hit Mix, Soul Bossa Nova e Disney on Parade.

O concerto ao ar livre será realizada numa parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), e integra a programação de aniversário de 364 anos de fundação de Sorocaba, celebrado no dia 15 de agosto.

A Orquestra Sinfônica de Sorocaba se tornou um importante instrumento para a difusão da música clássica para a população sorocabana. Ao longo dos anos executou obras consagradas e participou de eventos de grande importância no cenário artístico regional e hoje é apontada como uma das melhores orquestras do interior do Estado de São Paulo.

A OSS é administrada pela Fundec, por meio de um convênio com a Prefeitura de Sorocaba, e conta com vasto repertório que mescla erudito e popular. A orquestra realiza, além dos concertos nos teatros locais, apresentações em diferentes espaços público, tais como praças, igrejas, parques, buscando maior aproximação com a comunidade.

 

Sobre o maestro

O maestro Eduardo Ostergren é conhecido do público sorocabano pelos vários anos de atividades artísticas que exerceu junto à Orquestra Sinfônica de Sorocaba de 1993 a 1998.  Neste período atuou também como produtor e apresentador dos programas Concertos de Domingo e Páginas Imortais transmitidos semanalmente pela Rádio Cruzeiro do Sul FM.

Em 1998, afastou-se destas atividades para se dedicar à vida acadêmica como Professor Titular de Regência e de História da Música e orientador de alunos de pós-graduação no curso de mestrado e doutorado na Unicamp. Em 2010 foi convidado pelo Conselho Superior da Fundec para novamente assumir o posto de Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica.

Mantém uma intensa agenda de concertos no Brasil e no exterior onde já atuou junto a importantes orquestras como a Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Filarmônica de San Remo, Sinfônica Gulbenkian, Sinfônica de Zagreb e Orquestra Sinfônica de Lafayette, da qual é Regente Laureado.  Doutor em música pela Indiana University, aperfeiçoou seus estudos com Robert Shaw, Julius Herford, Wolfgang Vacano e William Primrose. Seu nome está incluído no “Contemporary American Composers: A Biographical Dictionary”, e no “International Who’s Who in Music”, Cambridge, Inglaterra.


Mais Notícias