Ocupação Jovem vai agitar o Parque da Formosa neste sábado

Ocupação Jovem vai agitar o Parque da Formosa neste sábado Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/11/2013 às 17:03
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba realiza, neste sábado (23), das 10h às 22h, a segunda edição do Ocupação Jovem no Parque da Formosa, na Zona Norte da cidade. O público poderá conferir gratuitamente apresentações musicais, intervenções artísticas, tenda de diálogos, além de obras de arte de 27 jovens artistas sorocabanos, que estarão expondo e comercializando seus produtos. O evento é aberto a pessoas de todas as idades, mas voltado principalmente aos jovens.

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Coordenadoria da Juventude, o objetivo do Ocupação Jovem é possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, além de estimular a produção cultural e a sua visualização. “A nossa ideia é também ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações em nosso município. Por isso, desta vez escolhemos a Zona Norte de Sorocaba”, explica a vice-prefeita, Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social. O evento também conta com apoio da Coca-Cola, Super House – Skate is cool e Walls Grafitti Shop & Agency.

Com 12 horas de duração, uma das principais atrações do evento será a apresentação do rapper Kamau, às 20h. O artista já dividiu palcos e gravações com várias gerações do rap brasileiro e mundial. “É uma programação feita para os jovens, mas que toda a família poderá participar”, destaca Larissa Gallep, assessora técnica da pasta.

Já as intervenções artísticas serão realizadas pelos adolescentes que frequentam as unidades do Território Jovem e pelo grupo “Leão da Vila”, que tem um trabalho já conhecido na cidade, fazendo apresentações abertas ao público e direcionadas a todas as idades. Formado por crianças, jovens e adultos, o grupo reforça a cultura popular brasileira por meio de ritmos e danças tradicionais como maracatu, samba de roda, cacuriá, bumba-meu-boi, coco e ciranda.

Um espaço será reservado para rodas de palestras – a Tenda de Diálogos – que terá uma programação variada, com a participação de artistas e jovens empreendedores, que abordarão temas pertinentes à juventude e artes. Às 13h, Alessandra França, do Banco Pérola falará com o público. Em seguida, às 15h, será a vez do artista plástico Will Ferreira. E, por último, às 17h, a Rasgada Coletiva participará da Tenda de Diálogos.

O Ocupação Jovem terá ainda oficinas gratuitas para o público, como Street Dance, Clínica de Skate para crianças e jovens iniciantes no esporte e Stencil.

 

Artistas sorocabanos

Durante todo o Ocupação Jovem, 27 jovens artistas sorocabanos vão expor e comercializar seus produtos. Um dos participantes será o fotógrafo Vinicius Ferreira. Para ele é muito importante a realização desse evento para a população de uma região da cidade que nem sempre tem a oportunidade de ter um contato mais próximo com a arte.

Suas obras são fotografias urbanas retratadas não só em Sorocaba, mas também durante viagens a cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). “Estou empolgado, já que é minha primeira vez expondo num evento grande como esse, que atrai pessoas de diversas regiões. Espero que o ‘Ocupação’ abra novos horizontes para os jovens em formação escolar que, entrando em contato direto com a arte, pensem no contexto social que estamos vivenciando, e que o público em geral passe a observar mais ao seu redor, notando a singularidade de cada prédio, de cada muro pichado, de cada pessoa em sua rotina. Isso é o que procuro capturar com minhas fotografias, sempre com o elemento humano presente”, explica Vinicius.

Já a fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, por exemplo, é a idealizadora do projeto Todos Podem Ser Frida. A proposta do trabalho é transformar as pessoas na artista mexicana Frida Kahlo a partir dos cinco fragmentos: amor, dor, inteiro, cores e aborto, sentimentos e acontecimentos mais fortes na vida da artista.

Outra participante será a publicitária e ilustradora Fabiana Faiallo. Um dos seus projetos é de retratar a imagem de animais de uma forma personificada, com roupas e acessórios, como nos antigos retratos pintados e, na maioria das vezes, presos a uma moldura ovalada.

Além desses artistas, também participarão do Ocupação Jovem: Flávia Machado (peças bordadas), Raphaella Campos (mangás), Kleber Virtuoso e alunos da Coeso, Gus Bassi (pinturas e intervenção urbana), Victor Lara (camisetas personalizadas), Vivian Barroso (ilustrações – aquarela e caricaturas), Andrea Loyola (ilustração e toy art em crochê), Fernando Jardim (aquarela, camisetas e OST), Ana Carolina Diniz (Cosmic Love – roupas femininas), Kaline Nelika (ilustração, mandalas e arte reciclável), Gustavo Chanes (pintura em tela), Guilherme Chanes (pintura em tela), Francisco Chanes (pintura em tela), Renê Junior (ilustrações, arte digital, caixas personalizadas), Francinne Lopes (ilustração), Diogo Cristo Coró Agave (grafite), Dah Fiore (ilustração), Pedro Caboatan (stêncil e lambe-lambe), Érica Bueno (grafite), Renato Araújo (grafite), Bruno Lucas de Lima (grafite), Guilherme Godoy (filtros dos sonhos e dreads), Joaquim Marques (acrílico sobre papel telado) e Franco Rodrigo (ilustração ).

 

Muito rap e rock’n roll

De acordo com Larissa Gallep, para esta edição foi pensada numa programação especial para o público da Zona Norte da cidade. “Além dos artistas expositores e a nossa tenda de diálogos, direcionamentos as nossas apresentações culturais de acordo com o perfil dos jovens dessa região da nossa cidade”, comenta.

Entre as atrações, o público poderá conferir às 14h a banda de rock Power Girls. A banda é formada por meninas entre 10 e 15 anos, meninas que participaram do Girls Rock Camp Brasil.

Outra atração será o Club América, banda sorocabana formada pelos irmãos Andy (guitarra e teclado) e Bruno Alves (bateria), apontada como uma das revelações do novo cenário do indie nacional. A banda que já tem seu primeiro CD, intitulado “To Get There”, lançado em maio deste ano, se apresentará às 16h.

Para encerrar o Ocupação Jovem, às 20h, o rapper Kamau sobe ao palco do Parque da Formosa. Considerado referência por muitos MCs brasileiros, o artista já dividiu palcos e gravações com várias gerações do rap brasileiro e mundial. O seu mais recente trabalho é o EP “…entre”, lançado em 2012. Segue a programação do Ocupação Jovem:

 

Palco

10h – Wiu Memo & STGA [Rap]

12h – Os Pontas [Garage Rock]

14h – Power girls [Rock]

16h – DJ Samuel Subcultura & Eu Mesmo Ângelo [Drum’n Bass Rap]-

18h – Club América [Indie Rock]

20h – Kamau [Rap]

 

Intervenções artísticas

11h – apresentação Território Jovem

13h – Leão da Vila [Maracatu, Congada, Capoeira, Bumba Meu Boi, Jongo]

15h – apresentação Território Jovem

19h – Leão da Vila [Maracatu, Congada, Capoeira, Bumba Meu Boi, Jongo]