Corais se apresentam gratuitamente no Teatro Municipal

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/11/2018 às 22:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Neste sábado (10), às 20h30, os corais Collegium Musicum de São Paulo, sob a regência de Nibaldo Araneda, e o Coralusp Jupará, sob a regência de Alberto Cunha, vão se apresentar gratuitamente no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no Alto da Boa Vista. Os ingressos poderão ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19h, na própria bilheteria do teatro.

As atrações fazem parte da programação da 9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba do projeto Schaeffler Música, que tem produção da MdA International e a direção artística de Marco de Almeida, e parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur).

O Collegium Musicum de São Paulo foi fundado pelo maestro Ronaldo Bologna em 1961 e, desde então, dedica-se ininterruptamente ao canto coral. Criado com o objetivo de difundir a música Medieval, Renascentista e a do início do período Barroco, aos poucos, o Collegium Musicum expandiu seu repertório e atualmente participa de encontros e festivais, concertos sinfônicos e óperas, além de manter a produção de seus próprios concertos. Sua Temporada 2018 incluem a “Missa Sol maior” de Schubert, a “Missa do Orfanato” de Mozart, a ópera “Dido e Enéas” de Purcell e um programa a cappella dedicado aos “Salmos”.

Já o Jupará é um coro de câmara que atua principalmente, mas não exclusivamente, na área da música antiga sacra e secular, e traz em seu currículo a realização de vários projetos temáticos, inclusive com atuação cênica, como “Um Sarau na Corte” e “O Renascimento em Três Quadros”. Apresentou diversas primeiras audições em São Paulo: “Stabat Mater” de Karl Jenkins, “Unum Deum”, de Charles Camileri e “Otčenáš” de Leoš Janaček, entre outras. Desde sua formação, em 1991, o Jupará está sob a direção musical do maestro Alberto Cunha.

No mesmo dia do concerto, às 18h, será oferecido um ensaio aberto para deficientes auditivos com intérprete de Libras. A apresentação não é aconselhável para crianças menores de seis anos de idade.

O TMTV está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3211.1360 ou pelo site: www.mdainternational.com.br/.