Apresentações musicais movimentaram Sorocaba no fim de semana

Apresentações musicais movimentaram Sorocaba no fim de semana Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/08/2018 às 14:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A programação de aniversário de 364 anos de Sorocaba, comemorado no dia 15 de agosto, está a todo vapor. No último sábado (11), mais de duas mil pessoas conferiram o show gratuito do grupo Demônios da Garoa no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, Já no domingo (12), em torno de mil pessoas foram ao jardim do paço Municipal prestigiar o concerto da Camerata Schaeffler.

O show do Demônios da Garoa foi uma iniciativa do Circuito Sescoop/SP de Cultura, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e entusiasmou a plateia, agradando desde os fãs mais antigos que acompanham a carreira, até os mais novos. A abertura do show ficou por conta da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos.

Já a Camerata Schaeffler contou com a regência de um dos mais importantes intérpretes clássicos e violinista em atividade no Brasil, o italiano Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) desde 2005. O concerto fez parte da programação da 9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba do projeto Schaeffler Música, que tem produção da MdA International e a direção artística de Marco de Almeida, e parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo.

A apresentação da camerata foi abrilhantada pelo casal formado pela soprano Manuela Freua e o tenor Giovanni Tristacci, que juntos interpretaram dois duetos: “La Traviata”, de Verdi, e “Viúva alegre”, de Lehar. O repertório também contou com músicas de Villa Lobos (1887-1959), como “Prelúdio das Bachianas Brasileiras”, “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), além das árias de óperas de compositores consagrados.