Justiça Eleitoral de Sorocaba apreende materiais irregulares da campanha de Rodrigo Manga (Republicanos)

Justiça Eleitoral de Sorocaba apreende materiais irregulares da campanha de Rodrigo Manga (Republicanos) Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/10/2020 às 21:37
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:37
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Cartório Eleitoral de Sorocaba realizou, no final da tarde desta quinta-feira (8), busca e apreensão de materiais eleitorais após o candidato a prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) descumprir a decisão da Justiça Eleitoral, que determinou na semana passada, a retirada de placas que foram afixadas irregularmente na cidade pela campanha de Manga.

Os materiais estavam no comitê de campanha, que fica na rua 7 de Setembro, região central da cidade. Além disso, a juíza eleitoral da 356ª Zona Eleitoral de Sorocaba, Daniella Camberlingo Querobim, solicitou que a campanha de Manga entregue o restante dos materiais, totalizando 5 mil placas irregulares, no prazo de 24 horas. A denúncia foi representada pelos advogados da coligação Sorocaba: O Futuro é Agora, encabeçada pelo candidato a prefeito Raul Marcelo (PSOL).

Segundo a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), artigo 37, parágrafo 2º, “não é permitida a veiculação de material de propaganda eleitoral em bens públicos ou particulares, exceto de: adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda meio metro quadrado. Além disso, no mesmo artigo, mas no parágrafo 5º, a lei diz: “nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza, mesmo que não lhes cause danos”.

 

A coligação “A mudança vai começar” informa que não descumpriu decisão anterior de retirada de material de campanha declarado como irregular pela Justiça Eleitoral. O material já tinha sido recolhido e foi entregue hoje (8) ao Cartório Eleitoral. Não houve imposição de multa.