Vereadores relatam problemas estruturais em escolas municipais

Vereadores relatam problemas estruturais em escolas municipais Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 16/02/2020 às 20:03
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A situação dos prédios das escolas municipais de Sorocaba tem sido um assunto recorrente nas sessões da Câmara Municipal. Os vereadores Iara Bernardi (PT) e Vitão do Cachorrão (MDB) criticaram os problemas estruturais dos próprios públicos.

No último ano de 2019, a representante do partido dos trabalhadores visitou cerca de 40 unidades de ensino público para fiscalizar a situação dos próprios. A parlamentar utilizou a tribuna do Legislativo, na última terça-feira (11), para denunciar a falta de ações do Poder Público. “Todos os vereadores atentaram para a questão da escola, com o início das aulas os problemas que estão aparecendo. Como debater plano municipal de educação com problemas de infraestrutura gravíssimos e segurança?” questionou a petista.

A representante pontuou algumas das demandas a ser resolvidas, como falta de acessibilidade, falta de para-raios, sistema de alarme inoperante, goteiras, problema de pintura, falta de cobertura de áreas externas. A vereadora produziu um relatório sobre o caso que deve ser enviado a Secretaria de Educação (SEDU) apontando os problemas encontrados durante suas visitas.

O vereador Vitão do Cachorrão também utilizou a tribuna para fazer suas críticas a situação dos prédios em que os alunos da rede municipal estudam. Ao Z Norte, o parlamentar destacou os problemas de buracos e falta de reformas. “Na escola do São Guilherme, as crianças dentro das salas de aula sentem o piso oco, há rachaduras nos pilares de sustentação, está todo mundo preocupado,” afirmou.

Vitão havia pedido ao Poder Executivo um laudo técnico para garantir a segurança de alunos, professores e servidores, mas não teve retorno. “Ali está o nosso bem maior, as crianças. No São Guilherme, desde janeiro rompeu o muro da CEI 84 (Osmar de Almeida), ao lado da CEI 106 (Aurea Paixão Rolim), a gente cobra por solução,” salientou o representante.

A Prefeitura Municipal foi questionada sobre a situação dos muros citados pelo vereador. Em nota, a SEDU declarou que não há risco de segurança para os estudantes, pois não há problema estrutural no prédio. A Secretaria da Educação informou que o processo para realização da melhoria no local está em andamento.