Urbes terá esquema especial no trânsito para reinício das aulas

Urbes terá esquema especial no trânsito para reinício das aulas Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/07/2018 às 19:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Para o início do segundo semestre do ano letivo, a Urbes – Trânsito e Transportes realizará, a partir de quarta-feira (1º), um esquema especial de trânsito nas proximidades das escolas, principalmente, aquelas que possuem histórico de tráfego intenso, cujos reflexos podem atingir vias de maior movimento da cidade.

De acordo com a Urbes, durante o período de aulas há um aumento de até 20% no número de veículos nas ruas. A frota atual é de 382. O período de maior fluxo na cidade ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 17h e 19h.

Os agentes de trânsito vão priorizar, nas primeiras semanas de retorno às aulas, algumas instituições de ensino, realizando operações contínuas em pontos estratégicos do sistema viário que geram grande número de veículos nos horários de entrada e saída das aulas. As demais escolas serão monitoradas de acordo com a necessidade.

Além de priorizar o transporte escolar, também receberão atenção especial os principais corredores viários em que há um aumento significativo da demanda veicular, como as avenidas Ipanema, Itavuvu, General Carneiro, General Osório e Antônio Carlos Cômitre, estendendo-se em alguns casos pontuais o monitoramento em praças como a Nove de Julho e a da Bandeira. A Urbes também fará o monitoramento das ciclovias da cidade, que pode ter mais utilização neste período.

 

Transporte coletivo

Receberão reforço no atendimento em dias úteis a partir de quarta-feira (01) as Linhas 04 – Colorau, 05 – Vila Carvalho / Vila Fiori, 06 – Barcelona, 07 – Industrial / Via Vila Rica, 14 – Santa Rosália, 18 – Quintais do Imperador, 19 – Progresso, 20 – Carol, 29 – Hollingsworth, 30 – Brigadeiro Tobias, 34 – Aparecidinha (via terra), 39 – Aldeia dos Laranjais, 48 – Aparecidinha / Castelinho, 49 – Astúrias, 52 – Cidade Universitária, 53 – Éden, 61 – Iporanga, 62 – S. Bento e 64/3 – Paço Municipal / General Osório, 65 – Campolim, 66 – Ipatinga, 74 – Caputera, 77/1 – Santa Bárbara / Escolas, 102 – Circular Centro, 9/44 – Linha Extra / Anhanguera e 303 – Interbairros III (Itavuvu/Éden).

 

Central semafórica

A participação da Central Semafórica instalada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes é fundamental nessa operação especial, promovendo a otimização dos semáforos dos principais corredores de destino aos estabelecimentos de ensino.

A Urbes possui 64 câmeras de vídeo monitoramento de trânsito em pontos estratégicos da cidade, que possuem rotação de 360º graus na horizontal e 180º na vertical e proporcionam um campo de visão que o agente de trânsito em campo nem sempre consegue visualizar. Com o monitoramento da demanda veicular, por meio das câmeras, a Urbes promoverá os ajustes necessários nos tempos dos semáforos, contribuindo assim para aumentar a fluidez.

 

Trabalho educativo

Além da operação especial de trânsito, a Urbes promoverá atividades educativas, como o espetáculo teatral “Amigos do Trânsito”. A atividade gratuita faz parte da Campanha de Volta às Aulas 2018.

O objetivo da campanha é assegurar o retorno com segurança dos alunos às aulas neste segundo semestre do ano letivo e incentivar a boa conduta no trânsito da cidade, evitando possíveis acidentes.

O espetáculo teatral “Amigos do Trânsito”, de forma lúdica, trata de assuntos que estão intimamente ligados à chegada dos alunos na escola, às condutas de motoristas, pedestres e ciclistas, às sinalizações presentes na frente da escola e principalmente orientações sobre como devem se relacionar com o trânsito no retorno das aulas.

O programa “Volta às Aulas 2018” inclui a instalação de faixas com mensagens educativas próximas às instituições de ensino com intuito de orientar pais e responsáveis a adotarem a atitude segura no momento da entrada e saída dos alunos nas escolas.