Sorocaba participa da criação da Base Nacional Comum Curricular

Sorocaba participa da criação da Base Nacional Comum Curricular Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/04/2018 às 11:49
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os gestores de desenvolvimento educacional, Maria Carolina Ribeiro e Wagner Luiz Coelho, da Secretaria de Educação (Sedu), da Prefeitura de Sorocaba, foram selecionados pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime), para auxiliar na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a educação infantil, fundamental e médio.

De acordo com a reforma do ensino médio, aprovada em 2017 pelo Governo Federal, os 26 estados e o Distrito Federal, junto com seus respectivos municípios, devem unificar seus currículos escolares, tendo uma base comum do que deve ser ensinado.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a base define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica ( ? ) têm o direito de aprender. Os currículos de cada rede, estado ou escola – incluindo as particulares – devem garantir o que está no texto nacional e precisam ir além, tanto em conteúdos regionais quanto em estratégias pedagógicas. E unificar por meio desse trabalho.

Cada estado dispõe de uma comissão composta por 28 pessoas, sendo composta por 22 redatores que estão encarregados de redigir essa base de acordo com cada região e de 6 coordenadores que acompanham e ajudam nesse desenvolvimento.

A gestora educacional, Maria Carolina Ribeiro, ressalta a importância da construção de um currículo nacional e diz que “precisamos de uma base que direcione a questão dos conteúdos e práticas que devem ser aplicadas e trazendo para a realidade de cada estado”, diz Maria Carolina.

Wagner Coelho, também gestor educacional, destaca que “nós vamos contribuir com os colegas da rede estadual de ensino na construção, revisão e reelaboração do currículo de todo os estado que não era revisto desde 2012″, explica Wagner.

Os trabalhos para a construção da BNCC devem seguir até 2020 com diversos encontros no Distrito Federal e seminários que serão realizados aos gestores em municípios polos e inclusive a formação de professores.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular

Um documento que tem vigência em âmbito nacional que indica o que as escolas públicas e privadas devem ensinar a cada ano, em toda a educação básica.
A base serve como referência para a construção e adaptação dos currículos. Os currículos podem indicar metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local.