Senac Sorocaba oferece 96 vagas gratuitas em cursos técnicos para alunos do ensino médio de escolas estaduais da rede pública

Senac Sorocaba oferece 96 vagas gratuitas em cursos técnicos para alunos do ensino médio de escolas estaduais da rede pública Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/04/2014 às 13:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cursos são ofertados por meio do Pronatec. Podem se inscrever estudantes matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio

 

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos oferecidos no Senac Sorocaba por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 96 vagas oferecidas em três cursos técnicos nas áreas de saúde, decoração e informática. As inscrições iniciam no dia 14 de abril e vão até o dia 22 de abril.

 

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. Todos os participantes receberão assistência estudantil correspondente ao valor de R$ 2 hora/aula de curso. Mais informações e pré-inscrições devem ser obtidas na secretaria escolar das escolas estaduais.

 

O Pronatec é um programa de formação profissional coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como um dos principais objetivos ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

 

Cursos

 

Por meio do Pronatec, o Senac Sorocaba oferece os cursos Técnico em Farmácia, Técnico em Design de Interiores e Técnico em Redes de Computadores, com início das aulas previsto para o mês de maio.

 

O curso Técnico em Farmácia habilita o aluno para colaborar, sob supervisão e orientação do farmacêutico, com os processos de assistência farmacêutica por meio de atendimento ao cliente, além de colaborar no preparo de produtos farmacêuticos. O curso tem início no dia 12 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

 

O curso Técnico em Design de Interiores prepara o profissional para realizar projetos para espaços residenciais e comerciais e oferece conhecimentos para que esses alunos possam participar de equipes em lançamentos de empreendimentos imobiliários. O curso tem início no dia 12 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

 

O curso Técnico em Redes de Computadores habilita o profissional para montar, configurar e fazer a manutenção de computadores, bem como a instalação e configuração de dispositivos de redes e tecnologias. O curso inicia no dia 13 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

 

Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e estarem regularmente matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. A pré-inscrição deve ser feita na secretaria da escola onde o aluno estuda. Após a pré-inscrição, o aluno deverá efetivar a inscrição na unidade do Senac portando os documentos originais e cópias do RG e CPF, certidão de casamento (se for casado) e declaração da escola, com informações que o aluno é regularmente matriculado na instituição. Alunos menores de 18 anos só poderão efetivar a matrícula com acompanhamento de um responsável.

 

Segundo a Supervisora de Ensino da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba Siliane Manzano, o Pronatec oferece ao estudante do ensino médio das escolas estaduais um diferencial em seu currículo, pois além da conclusão do ensino médio terá, também, a habilitação em um curso técnico de boa qualidade que proporcionará melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. “Sabemos que além de uma educação regular de qualidade, uma das principais preocupações dos alunos desta faixa etária é conseguir um emprego e, isso pode se tornar mais fácil quando o aluno é formado por uma instituição de ensino reconhecida pela seriedade e qualidade dos serviços prestados.”

 

Sobre o Senac São Paulo

 

Há 67 anos, o Senac São Paulo contribui para a formação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais ou a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, oferece Atendimento Corporativo para empresas públicas e privadas com equipe especializada em desenvolver cursos sob medida para as necessidades das organizações.

 

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mercado de trabalho. Com o passar dos anos, o Senac aumentou suas ofertas de gratuidade para a população economicamente desfavorecida e, hoje, são oferecidos cursos técnicos, capacitações gratuitas e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade, além de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em 2014, serão disponibilizadas mais de 93 mil novas vagas gratuitas em todo o Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de transformação da vida das pessoas.

 

Com tradição de mais de seis décadas e programação distribuída em aproximadamente 57 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, o Senac conta também com três campi do Centro Universitário Senac, em Santo Amaro, na capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior; com os hotéis-escola GRANDE HOTEL SÃO PEDRO e GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO; e a Editora Senac São Paulo, que publica livros didáticos para a educação profissional e de mercado nas áreas de conhecimento em que a instituição atua.

 

Serviço
Pronatec
Técnico em Farmácia

Data: a partir de 12 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Pré-inscrições: Secretaria da escola
Vagas: 32
Gratuito

 

Técnico em Design de Interiores
Data: a partir de 12 de maio, com aulas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Pré-inscrições: Secretaria da escola
Vagas: 28
Gratuito

 

Técnico em Redes de Computadores
Data: a partir de 13 de maio, com aulas de segunda à sexta, das 8 às 12 horas
Pré-inscrições: Secretaria da escola
Vagas:30
Gratuito

 

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:

http://www.sp.senac.br/redessociais