Projeto leva atletas para ministrar oficinas nas escolas de Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/04/2018 às 18:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O esporte sempre foi uma ferramenta poderosa no desenvolvimento integral das crianças. Entre outras vantagens, a prática esportiva preserva a saúde, desperta e fortalece habilidades motoras e intelectuais, promove a socialização e educa pelo exemplo. Para tornar essa possibilidade cada vez mais presente entre as crianças da rede municipal de ensino, uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria da Educação criou o projeto Aprendendo com o Atleta.

A cada mês, duas escolas da rede são visitadas por atletas da cidade com experiência prática em competições esportivas importantes, como os Jogos Regionais, Jogos Abertos, Jogos Estudantis e outros campeonatos. Nessas visitas, os alunos participam de oficinas sobre o esporte em que o atleta visitante é especializado. O projeto Aprendendo com o Atleta começou em março de 2018, e até novembro deste ano centenas de crianças participarão das oficinas.
Diversas modalidades esportivas são contempladas – voleibol, basquete, futebol, judô e atletismo, entre outras – sem custos para a Prefeitura. Todos os atletas visitantes participam do Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Sorocaba, o FADAS.
“Promover a vivência das nossas crianças com o atleta é muito importante porque assim elas aprendem pelo exemplo, o que auxilia em seu desenvolvimento educacional, social e pessoal”, explica Ciomara Tardelli da Silva, uma das profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer à frente do projeto.
Para o professor de Educação Física e gestor de desenvolvimento educacional da Secretaria da Educação, Gustavo Maganhato, as crianças encontram no esporte um ambiente propício para a aprendizagem de aspectos motores e de valores como cooperação e amizade, disciplina e respeito, superação e coletividade. “Promover esse intercâmbio cultural entre alunos e atletas, por meio da troca de experiências, vai ao encontro da nossa tarefa de formar e valorizar a criança como ser integral, incentivando os esportes e o contato com os valores positivos da prática esportiva”, conclui Gustavo.

Veja as datas dos próximos encontros do projeto Aprendendo com o Atleta:

– 18 de maio – E.M. Genny Kalil Milego e E.M. Walter Carretero
– 15 de junho – E.M. Amim Kassar e E.M. Leda T. Borghesi Rodrigues
– 10 de agosto – E.M. Paulo Fernando Nóbrega Tortello e E.M. Tereza Ciambelli Gianini
– 14 de setembro – E.M. Luiz Almeida Marins e E.M. Jaci Dourado Matielli
– 19 de outubro – E.M. Edemir Antonio Digiampietri e E.M. Maria Ignez Figueiredo Deluno
– 9 de novembro – E.M. Milton Leite Oliveira, E.M. Julica Bierrembach e E.M. Norma Justa Dall´ara