Facens fica entre as melhores na Maratona Regional de Programação

Facens fica entre as melhores na Maratona Regional de Programação Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/09/2013 às 18:32
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Alunos da equipe NULL conquistaram o terceiro lugar na 1ª fase do evento, realizada sábado (14), em Sorocaba. Quarta maior sede em número de equipes, a cidade sediou pelo terceiro ano consecutivo competição entre alunos de tecnologia da informação

 

A equipe NULL, da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), conquistou a 3ª colocação na 18ª Maratona Regional de Programação, promovida sábado (14) pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

O evento, que ocorreu pelo terceiro ano consecutivo na cidade, reuniu 23 equipes de faculdades públicas e privadas da região. Além de Sorocaba, outras 35 sedes da maratona no Brasil realizaram a disputa simultaneamente.

Em cinco horas de competição os participantes, todos da área de tecnologia de informação, tiveram o desafio de resolver o maior número de problemas de computação. Isto, porém, sem o suporte de qualquer tecnologia, utilizando apenas material didático para consulta.

A cada questão resolvida, o competidor recebia uma um balão colorido aumentando a pressão nos demais participantes. Ao término do tempo determinado, a equipe com maior número de problemas solucionados, no menor tempo, recebeu maior pontuação.

Formada pelos alunos Guilherme Conti, Lucas Soares e Rodrigo Vieira, a equipe NULL solucionou três do total de desafios apresentados. Também representaram a Facens as equipes “Winter is coming” e “Turminha boa”.

Para a coordenadora do curso de Engenharia da Computação da Facens, Andrea Rodrigues, mais do que uma competição que avalia conhecimento técnico, a maratona é importante por simular situações que acontecem em ambiente de trabalho. No dia a dia, de acordo com Andreia, os alunos terão de demonstrar a mesma criatividade, dinamismo e espírito de equipe exigidos nos desafios.

“Tirar boas notas em sala de aula nem sempre é o suficiente para fazer a diferença no ambiente de trabalho. É preciso reunir habilidades para solucionar problemas de forma criativa no menor tempo possível, justamente o que é proposto aqui”, diz a professora.

A final nacional ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais, com os dois primeiros colocados de cada etapa regional. As equipes mais bem colocadas na final brasileira representarão o país no Campeonato Mundial, na Rússia, em 2014.  O evento é realizado pela Association for Computing Machinery (ACM), da qual a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é congregada.