Aulas na rede municipal retornam nesta terça

Aulas na rede municipal retornam nesta terça Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/02/2019 às 18:25
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:25
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As aulas da rede municipal de ensino retornam nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro. Até o momento foram matriculados mais de 53 mil estudantes nas 151 unidades escolares da cidade. Este ano todas as escolas contarão com o material didático do Sistema de Ensino Sesi. Atualmente a rede conta com 2.252 professores e 1.494 auxiliares de Educação.

Para receber os alunos, todas as escolas receberam o serviço de limpeza e roçagem por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). Para o secretário da Educação, André J. Gomes, este ano será um marco diferencial na história educacional da cidade. “Estamos implantando um Sistema de Ensino que conta uma empresa reconhecida nacionalmente. O Sesi é uma instituição séria e nos confiou o maior contrato de sua história”, disse o secretário. “Além disso, fizemos um intenso trabalho de manutenção em nossas unidades e passaremos a contar com 43 novos professores estatutários”, completa.

Outra novidade é que os professores da rede municipal de ensino terão mais opções de formações de qualificação no próximo ano. A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SEDU), tem como meta ofertar mais encontros formativos que atenderão todos os professores.

Em 2018, foram atendidos cerca de 3,4 mil profissionais da Educação, sendo 1,7 professores. Foram realizadas formações de variados temas, tais como: ‘Sala de leitura’, ‘Leitura na primeira infância’, ‘Recuperação paralela’,‘Educação de Jovens e Adultos (EJA)’, ‘Práticas Corporais’, ‘Grupos de estudos avançados’, ‘Reunião de grupo de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)’, ‘Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)’, ‘Programa de Trabalho de Justiça e Cidadania – Associação dos Magistrados de Justiça do ‘Trabalho da XV Região (AMATRA)’, ‘Seminário sobre Obesidade Infantil – Uma abordagem multidisciplinar’, ‘Integração de novos funcionários (cuidadores e estagiários)’ e ‘Encontro formativo para suporte pedagógico’. A rede contou também com uma formação em parceria com o SESC para professores de Educação Física intitulada ‘Ginástica para todos’.

Além desses programas de aperfeiçoamento, em 2019 a Secretaria da Educação contará com as formações do Sistema de Ensino Sesi e as capacitações alinhadas ao novo Currículo Paulista norteado pela BNCC que atenderão cerca de 2,5 mil professores mais a equipe do suporte pedagógico, que é composta por diretor, vice-diretor e orientador pedagógico. O primeiro encontro formativo do Sistema de Ensino Sesi acontecerá na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, na Arena Sorocaba.