Alunos têm 24 horas para criar receita de sucesso para empresa do ramo alimentício de Sorocaba

Alunos têm 24 horas para criar receita de sucesso para empresa do ramo alimentício de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/10/2014 às 10:55
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Desafio real de negócios da faculdade ESAMC Sorocaba teve início nesta quarta-feira (29/10)

Sessenta e quatro alunos de variados cursos de graduação da faculdade ESAMC Sorocaba estão confinados na quadra da instituição, no campus Centro, com o desafio de criarem uma receita de sucesso para inserir a Barcelona Alimentos, de Sorocaba, no mercado varejista com mini bolos para o público infantil. É a Maratona 24 horas da ESAMC Sorocaba, um dos mais tradicionais eventos da faculdade, que chega à sua 9ª edição, com a proposta de reproduzir uma situação real de mercado, tendo como principal objetivo preparar seus estudantes para a carreira profissional. 

O desafio teve início às 19h de ontem, quarta-feira (29/10), e terminará somente às 19 horas de hoje, quinta-feira (30/10), quando serão anunciados os vencedores. Divididos em oito grupos, contendo também oito alunos em cada, as equipes são identificadas pelas cores: roxo, vermelho, verde, amarelo, laranja, marrom, azul e rosa. 

Para o desenvolvimento do projeto, eles terão que cumprir provas, até mesmo físicas, e terão restrições de equipamentos e materiais, como internet e pesquisa bibliográfica. A equipe campeã ganha, para cada membro, um curso de MBA da ESAMC Sorocaba à sua escolha.

A quadra, onde os alunos estão confinados, transformou-se em uma cidade completa, chamada de “Maratolândia”, que possui: Prefeitura, banco, conveniência, lan house, moeda própria, a GranESAMC para as 24 horas ininterruptas de desafio. 

Para Fábio Carvalho, diretor comercial da Barcelona Alimentos, o objetivo é captar novas ideias para empresa, com a visão de um público jovem. “Com o olhar externo conseguimos ter um leque mais amplo de ideias, para trabalhar de uma forma nova e diferente com aquilo que já produzimos”, ressalta.

Além disso, para ele, a maratona traz aos alunos a oportunidade de desenvolverem projetos que, efetivamente, podem ser aplicados no ambiente profissional. “Muito mais que saber a teoria, aqui, eles precisam saber aplicar na prática”.

Flávia Oliveira Queiroz, capitã da equipe rosa, aponta que o tema deste ano estimula a criatividade. “É uma proposta bem desafiadora para os estudantes. Trabalhar e desenvolver um projeto para uma empresa que não conhecemos a fundo exige muitas habilidades, principalmente, saber trabalhar sob pressão”, pontua.
  
Já a capitã da equipe marrom, Isabele Cassiolato, aponta o evento como facilitador na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. “A maratona simula tudo o que vamos encontrar no mercado”. destaca.

Segundo a coordenadora dos cursos de comunicação da ESAMC Sorocaba e da gincana, professora Quelen Torres, a expectativa é que o plano de marketing a ser criado pelos estudantes seja adotado pela empresa já em 2015. “Esperamos que nossos estudantes consigam utilizar todos os seus conhecimentos para que este novo segmento da Barcelona Alimentos comece a funcionar a partir de maio”.

O Prof. Mestre Maurício Marra, diretor acadêmico da faculdade, comemora a consolidação do evento. “Já são nove edições e a cada ano, superamos nossas expectativas. A adesão das empresas, alunos, professores e voluntários à gincana sempre é muito positiva”.

Este ano, pela primeira vez na Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba é possível acompanhar o evento em tempo real, por meio de transmissão via streaming. O projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso dos estudantes do Tecnólogo em Redes de Computadores.

Para acompanhar a 9ª Maratona 24 horas ESAMC Sorocaba em tempo real, basta acessar o link: www.cbminformatica.com.br/live no computador ou notebook.