Alunos da rede municipal podem ter alimentação adequada conforme suas necessidades nutricionais

Alunos da rede municipal podem ter alimentação adequada conforme suas necessidades nutricionais Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/06/2018 às 17:02
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Alimentação Escolar, atende os alunos matriculados na rede municipal de ensino com necessidades nutricionais especiais, oferecendo uma alimentação adaptada.

Esse atendimento é realizado com base na Resolução nº 26 de 2013 do FNDE, que dispõe sobre as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e na Lei nº 12.982 de 2014, que determina o provimento de alimentação escolar adequada aos alunos portadores de estado ou condição de saúde específica.

A alimentação diferenciada é oferecida aos alunos que apresentam patologias ou outras condições que exijam necessidades nutricionais especiais, realizando as adaptações necessárias no cardápio, sendo as principais patologias atendidas: alergias alimentares, doença do refluxo gastroesofágico, diabetes mellitus, fenilcetonúria, dislipidemias, intolerância à lactose, doença celíaca, sobrepeso e obesidade, entre outras.

Esse atendimento tem sido realizado ao longo dos anos e, atualmente, cerca de 1100 alunos da rede pública municipal recebem uma alimentação especial.

Para o fornecimento da dieta especial é necessário que seja encaminhado para a unidade escolar um atestado médico com diagnóstico da patologia ou com a orientação nutricional. Em seguida, o diretor da escola encaminha para o setor responsável (SAE), para providenciar o atendimento.