2ª Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais é realizado no CRE

Educação 02 dez / 2019 às 18:09

O Centro de Referência em Educação (CRE) recebeu, na última sexta-feira (29), o 2ª Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais. A inciativa, que conta com a parceria da Secretaria da Educação (Sedu), Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), Conselho Municipal de Educação (CMESO), Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN) e do ETNS – Grupo de Pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reuniu mais de 100 participantes para discussão do tema.

Com objetivo de contribuir para a construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre as relações étnico-raciais, a segunda edição do fórum oportunizou discussões sobre a normativa do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP n° 01 de 2004) que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

A ação contou com debates, troca de experiências, oficinas e atividade cultural. Os secretários da Educação (Sedu) Wanderlei Acca e de Cidadania e Participação Popular (Secid) Suelei Gonçalves e a vereadora Fernanda Garcia prestigiaram o evento.

Ao final do fórum, durante o plenário, houve a elaboração de um documento que reúne as discussões realizadas durante o evento, bem como o compromisso dos participantes na implementação do artigo 26A e 79B da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB) nas escolas da rede pública municipal de Sorocaba com apoio das universidades da cidade.


Mais Notícias