Aumento de consultas ao SCPC na véspera de Natal indica aumento momentâneo nas vendas

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/12/2015 às 12:03
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Movimento no comércio cresceu 3,98% entre os dias 21 e 24, aponta pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba. No mês, houve redução de 14,7%

 

Os dias que antecederam o natal de 2015 foram marcados pela apreensão e expectativa de faturamento inferior em relação aos anos anteriores. No entanto, uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba nos três dias que antecederam a data mais importante do calendário comercial demonstra que houve crescimento de 3,98% nas vendas entre os dias 21 e 24 de dezembro. Em 2014, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) recebeu 3.036 pesquisas neste período. Já em 2015, o número de consultas subiu para 3.157. Porém, o movimento de última hora no comércio, que deu maior fôlego para o segmento, não foi suficiente para reverter índices registrados durante o mês de dezembro, que apresentou redução de 14,7% em relação ao ano passado.

            Para a assessoria econômica da Associação Comercial de Sorocaba, os números refletiram o cenário econômico nacional, mas trouxeram um alento para o setor, já que houve intenso movimento na semana da data mais esperada do ano pelo comércio.

            “A inflação elevada, os juros altos e a piora no mercado de trabalho derrubaram a confiança do consumidor. A menor confiança se traduz em um comportamento mais cauteloso por parte do consumidor, que compra menos e evita novas dívidas. A de se considerar que também houve redução no ticket médio de compras, que este ano ficou em torno de R$ 100. Por outro lado, esse aumento de vendas nos dias que antecederam a data, trouxe um pequeno alívio para o comércio”, afirma o presidente da Empresa Esamc Junior, Rafael Muscari.

            O cálculo do volume de vendas para o Natal foi baseado no número de consultas realizadas no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito.