Zé do Caixão é homenageado no ‘Filmes Cult nas Quartas’

Cultura 03 mar / 2020 às 16:05

Nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” recebe os amantes da sétima arte para uma edição especial do “Filmes Cult nas Quartas”. Desta vez, o encontro homenageia o personagem Zé do Caixão, interpretado pelo ator José Mojica Marins, falecido no último dia 19 de fevereiro, com o longa-metragem “Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver” (1967). A entrada é franca.

Realizado pela Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, o projeto conta com a curadoria de Cleiner Micceno e parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), responsável por sediar o espaço onde o evento é realizado. A proposta é a de oferecer sessões que exibem tanto filmes clássicos quanto filmes de baixo orçamento, os chamados os trash movies, que foram cultuados pelo público e pela crítica.

Após a sessão haverá um bate-papo sobre o filme. O intuito é gerar debate e despertar o pensamento crítico dos espectadores, que podem opinar sobre aspectos apresentados no longa-metragem e trazer à tona questões que se relacionam ao cotidiano. Nesta edição os participantes poderão, ainda, relembrar momentos marcantes do personagem Zé do Caixão no cinema brasileiro, como uma forma de oferecer uma singela despedida ao artista.
Dirigido e estrelado por José Mojica Marins, “Esta Noite Encarnarei em Teu Cadáver” mostra as maldades de Zé do Caixão que, em busca da mulher ideal para gerar seu filho perfeito, rapta seis jovens e as submete a terríveis torturas. Quando a população descobre, gera revolta e decide-se por exterminá-lo.

Zé do Caixão é um dos personagens mais conhecidos dos filmes de terror brasileiros. Ele é um agente funerário movido pelo desejo de ter um filho pela mulher “perfeita”, pois acredita que a imortalidade é alcançada através da procriação. Apesar de não crer em aspectos sobrenaturais, muitas vezes ele enfrenta fenômenos paranormais, como encontros com fantasmas, morte e visões do inferno.

A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231.5723.


Mais Notícias