“Viva a Praça” tem MPB, rock´n roll e muita alegria no fim de semana

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/01/2013 às 11:29
  • Atualizado 30/09/2022 às 11:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

É a proposta de reinventar, redescobrir a Música Popular Brasileira (MPB), que Niva Filho oferece ao público do bairro de Pinheiros, neste sábado (10). Dentro do projeto “Viva a Praça”, da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Sorocaba (Secult), o artista traz “Abrakadabr’Amor!”, um espetáculo de pura emoção e magia, a partir das 16h, no Parque dos Espanhóis.
Paulista de Catanduva – biólogo de formação, professor de vocação, músico de coração –, hoje decidido a ganhar o mundo com sua musicalidade. Niva Filho, numa viagem em busca das ideias mais arrojadas da MPB, segue sua trilha sonora  rumo a um porto de referências onde ancoraram também craques como Jorge Mautner, Luís Melodia, Cazuza, “entre todos os outros que se dispuseram a cantar e criar com risco, paixão e liberdade de formas”, diz.
O repertório do show baseia-se em composições do autor e em reinvenções de clássicos como Camisa Listrada, Jardins da Babilônia, Tigresa, Vapor Barato, Lágrimas Negras, Born to be wild, Love is Strong, Only You.  A base onde se acomoda a voz e o violão vem do som suave de uma orquestra do cello de Milton Ferreira Jr., o suingue percussivo de Denni Pontes e a minimalisticamente envenenada guitarra de Petit. 
Niva anuncia: “A combinação violão, guitarra, cello e percussão cria a atmosfera que a gente sempre sonhou para nossas vontades musicais, chamando a atenção para o tempo presente, resistindo em entregar-se plenamente. É a sonoridade que nos permite compartilhar nossas descobertas, e conectar o popular e o erudito, o clássico e a vanguarda, a língua e a gramática, ciência e arte, o real e o irreal … Vejo como se fosse o mesmo espaço artístico onde estão malabaristas e ilusionistas, cuja precisão enche de felicidade as pessoas. Ou a seriedade e longevidade do trabalho dos escultores de barro. Ou a loucura inspiradora de Salvador Dalí”. 
Dia das Mães no parque
O Dia das Mães será musical, no próximo domingo (11), a partir das 11h, no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, e a responsabilidade pela homenagem caberá ao cantor, compositor e violonista Carlos Madia.
Com uma carreira iniciada em casas noturnas, clubes e espaços culturais de Sorocaba em 1988, tornou-se um dos mais conhecidos nomes da música sorocabana com vários prêmios acumulados. 
Com dois trabalhos autorais – “Poesiviolão” e “Mais tudo isso”, em 1996 fez uma viagem de 90 dias com sua banda no navio italiano “TN Monterey” por países do Mercosul, e entre 2002 e 2005 realizou temporadas de shows no Japão. É empresário e produtor com uma série de projetos bem-sucedidos em parcerias público/privadas, como o “Domingo no Parque” e “Vizinhos Afinados”.
“À espera de…”
Para marcar o dia, a jornalista e fotógrafa Daniela Duran apresenta a exposição “À espera de…” que retrata gestantes em momentos intimistas com sua condição e onde a paixão por seus bebês se evidencia no olhar, no toque ou no sorriso congelado pela lente de sua máquina.
O trabalho é resultado de diversos ensaios fotográficos com casais e com futuras mamães, onde os gostos e hobbies são moldura para as imagens. “Nenhum ensaio é igual ao outro, todos são únicos e têm a marca de cada casal”, conta a jornalista, para quem a fotografia desses momentos é o início da construção da memória e da história dos bebês.
A exposição acontece no Campolim, das 9h às 13h.
“Esse tal de rock´n´roll…”
A cantora Simone Sil é a atração da tarde de domingo (11) no Parque das Águas. A artista sorocabana apresenta “Let´s Lee”, um tributo à musa do pop-rock nacional, Rita Lee, e que foi idealizado, justamente, pela forte influência que a diva trouxe a sua trajetória artística.  Rita Lee é cantada por Simone desde 1996, quando integrava a banda sorocabana Cilindro Cônico e levava aos palcos, cantando e tocando, sucessos como, Fruto Proibido, Mamãe Natureza, Esse Tal de Rock´n´Roll e Cartão Postal, entre outras. 
Mesmo com o término da banda, Simone Sil, que é formada em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí seguiu como violonista e vocalista em carreira solo, mas, sempre ao lado de sua grande ídolo e uma discografia que marcou a história da música nacional. 
No “Viva a Praça”, Simone Sil vai mostrar canções como Doce Vampiro, Mania de Você e Ando Meio Desligado que marcaram época. No palco, se apresentam com a cantora Marco Corrêa, na bateria, Afonso Rodrigues, no baixo, Marcelo Mazzulli, que companha na voz e guitarra e a tecladista Giovanna Tardelli Rinaldi.
O show começa às 16h e a classificação etária é livre.