Vitória Régia recebe palco-show para realização do “Eu Faço Cultura”

Vitória Régia recebe palco-show  para realização do “Eu Faço Cultura” Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/08/2014 às 09:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 09:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Iniciativa do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa, patrocinada pela Caixa Seguros, o projeto visa a promoção do desenvolvimento social do país, por meio da ampliação das oportunidades de acesso à Cultura. Esta é a 7ª edição e posiciona o projeto como uma iniciativa de grande sucesso.

 

O Parque “Amadeu Franciulli”, no Vitória Régia começa a se transformar para receber neste sábado (30), durante dez horas, das 9h às 19h30, dezenas de atrações artísticas, culturais e de lazer.

Esta é mais uma das atividades que integram a agenda de celebração dos 360 anos de Sorocaba e que, em parceria com várias empresas e instituições, tem levado diversão a todas as regiões da cidade.

No local, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, está montando mais um palco-show para a realização do projeto “Eu Faço Cultura”, que acontece anualmente em diversos municípios brasileiros com um formato que se modifica a cada ano, atendendo sempre ao seu escopo mestre de difundir a Cultura brasileira.

Neste ano, o projeto assumiu características de Semana Cultural, levando às comunidades com vulnerabilidades sociais das cidades que percorrerá: cinema ao ar livre, cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, de fotografia, de percussão e de artes plásticas, além de workshops e muitas outras ações culturais. 

O projeto se estrutura na forma de um evento aberto e integrado à comunidade que o recebe e propõe uma maior valorização da cultura regional que é objetivo da iniciativa. As atrações, quase sempre locais, são oferecidas a preços simbólicos, ou gratuitos, em todas as cidades por onde o projeto passa, bem como as exposições, oficinas e cursos também se alinham e se estruturam conforme a vocação regional da comunidade. Desta forma, o projeto promove a democratização de eventos culturais de qualidade, que acima de tudo, valorizam a cultura local.

Segundo a organização a Cultura que o projeto promove se espalha sem limites e sem contornos, transformando as vidas das pessoas e os dados de acesso, motivam sua continuidade. Ao longo de sua existência, o projeto foi compartilhado por mais de 600 mil pessoas, entre participantes das oficinas e espectadores, em mais de 60 cidades brasileiras visitadas.

O “Eu Faço Cultura” é uma história escrita, tocada, pintada, cantada e versada a muitas mãos, a cada ano. Uma história de alunos, doadores, professores, produtores, oficineiros, artistas e participantes de todos os setores da sociedade. Vivenciam experiências transformadoras, que se encantam com manifestações artísticas de toda natureza, e que promovem ascendente conhecimento e uma lúcida consciência das raízes histórico-culturais que transformaram cada região deste país, cada canto do Brasil, em berço esplêndido de cultura, arte e vida.

 

Conheça as oficinas:

Percussão

A oficina de percussão “Conhecendo e Tocando” é um espaço voltado para toda família. Nela será abordado o conhecimento sobre algumas manifestações da cultura popular e alguns de seus ritmos por meio de instrumentos, como: caixa, surdo, agogô, tamborim, ganzá e pandeiro.

 

Circo

A oficina de circo será composta por um circuito com as seguintes modalidades: 1) Alongamento 2) Aquecimento 3) Acrobacias de solo 4) Malabarismo com claves, bolinhas, pratos giratórios, arcos e swings. Haverá dois instrutores caracterizados de palhaços para maior interação com o público.

 

Fotografia

A oficina será dividida em duas partes: Teórica: Os alunos terão a oportunidade de aprender diversos conceitos sobre as técnicas de fotografia; Prática: Os alunos terão a oportunidade de aprender o processo de construção de máquina fotográfica sem lente, através de materiais reciclados;

 

Dança

Visa proporcionar ao aluno o enfoque na percepção e consciência do próprio corpo através de movimentos que atuam na postura, capacidade de concentração, força, flexibilidade e alongamento. Oficina corrente, não será realizada por tempo.

 

Artes Plásticas

Na oficina de Artes Plásticas, os alunos terão a oportunidade de manusear materiais reaproveitados, irão construir brinquedos a partir destes materiais, acompanhados por um instrutor.

 

Brincadeiras: Será oferecido no Marco Cultural, ao longo de todo evento, um espaço para as crianças brincarem, contando com um monitor e o acesso aos brinquedos será gratuito.

 
Cinema Aberto: Será oferecido no Marco Cultural, ao final de cada evento, à noite, um Cinema Aberto. O espaço de cinema funcionará após as apresentações do palco principal e o acesso será gratuito.

Teatro: Será apresentado no Marco Cultural, ao final do dia, um Stand Up Act ou uma apresentação teatral (dependendo da cidade), com atores de projeção nacional. Essa apresentação abrirá o palco para as apresentações do palco principal durante a noite e o acesso será gratuito.

 

Os números do MCPC e do “Eu Faço Cultura”:

Participação de mais de 25 mil doadores e o envolvimento de mais de 92 mil empregados da CAIXA;

Já atingiu mais de 600 mil pessoas;

Visitou mais de 60 cidades brasileiras;

Realizou mais de 200 eventos;

Recebeu 31 milhões de investimentos;

Beneficiou mais de 50 instituições.

Acompanhe os horários das atividades e programe sua participação.

AG09h

Abertura do evento

09h

Inscrição para oficinas

09h

Abertura Rua Brincante

09h

Inicio Inscrições Oficinas

10h

Primeira Turma Oficinas

10h

Apresentação de Banda Instrumental Local

11h

Segunda Turma Oficinas

11h30

Apresentação Teatro Local

12h

Terceira Turma Oficinas

13h

Quarta Turma Oficinas

14h

Quinta Turma Oficinas

15h

Sexta Turma Oficinas

16h

Sétima Turma Oficinas

16h

Apresentação Instrumental Nacional

17h

Oitava Turma Oficinas

17h

Apresentação Teatro Nacional

18h

Nona Turma Oficinas

18h

Cinema Open Air

19h

Décima Turma Oficinas

19h30

Encerramento Evento