Virada Cultural Paulista divulga outros nomes para Sorocaba

Virada Cultural Paulista divulga outros nomes para Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/03/2014 às 00:49
  • Atualizado 12/09/2022 às 00:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Arnaldo Antunes, Criolo e Tulipa Ruiz são algumas das atrações do evento que chega neste ano a sua 8ª edição

 

A Secretaria de Estado da Cultura confirmou, nesta semana, outros nomes que comporão a 8ª edição da Virada Cultural Paulista em Sorocaba. Além de Criolo e Arnaldo Antunes (com a participação de Edgard Scandurra), divulgados no lançamento da programação, em fevereiro, Agnaldo Timóteo, Tulipa Ruiz, Graça Cunha e Grooveria se apresentam na cidade nos dias 24 e 25 de maio.

O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e com o Sesc-SP e reúne, além de shows musicais, atrações como espetáculos de teatro, dança e circo, tudo de graça.

Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, as atrações indicadas pela organização do evento deixam Sorocaba no lucro: “É um resultado maravilhoso, pois vamos atender a todos os gostos e, certamente, isso vai atrair um público muito bom”, disse.

A Virada Cultural prevê, ainda, a participação de artistas locais como forma de valorizar a produção cultural do município. Até a segunda quinzena de abril, deverá ser divulgada a agenda completa do evento que terá dois palcos: o externo, no Jardim Ipiranga e o interno, que vai ocupar o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).

Neste ano, a Virada Cultural Paulista acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, será realizada em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio, e outra metade em 31 de maio e 1º de junho. Com isso, a população pode aproveitar muito mais e curtir essa festa em mais de uma cidade.

No primeiro dia do evento, a abertura fica por conta do cantor Agnaldo Timóteo. Com mais de 50 anos de carreira e cerca de 60 álbuns lançados, incluindo alguns em espanhol, o cantor romântico apresenta sucessos de sua discografia, sempre voltados ao tema do amor.

A cantora paulista Tulipa Ruiz que conquistou seu espaço no cenário musical brasileiro e também é presença confirmada no sábado (24), em Sorocaba. Com dois discos lançados, “Efêmera” e “Tudo Tanto”, a cantora cativou público e crítica, tendo recebido prêmios da APCA, da Contigo! MPB FM e do Multishow, além de ter sido eleita entre as melhores do ano por publicações como Folha de São Paulo, O Globo e Rolling Stone.

Suas turnês incluem passagens por todo o país, além de cidades do mundo como Londres, Lisboa, Nova York, Paris, Tóquio e o renomado Festival de Montreux, na Suíça. Sua voz já encantou personalidades como David Byrne e Caetano Veloso. Neste show especial na Virada, Tulipa apresenta canções do seu álbum mais recente, “Tudo Tanto”, sem esquecer alguns sucessos do álbum de estreia.

Logo após o esperado lançamento de “Disco”, seu novo álbum, que vinha sendo mostrado aos poucos (4 singles em 4 meses), na internet, Arnaldo Antunes estreia o show dessenovo projeto na Virada Cultural Paulista, em Sorocaba.

Acompanhado dos músicos com quem trabalha há alguns anos, como o guitarrista e compositor Edgard Scandurra (da banda IRA!), Arnaldo volta a um som de banda eletrificado,com mais peso, depois de completar a turnê do seu “Acústico MTV”, há um ano e meio na estrada.

No domingo (25), os shows começam com a Grooveria, um coletivo musical brasileiro que desde 2001 se apresenta pelas noites de São Paulo, Rio de Janeiro e
Espírito Santo.

Com Tuto Ferraz à frente, além de músicos de todas as partes do país, a Grooveria traz uma releitura de alguns clássicos, além de composições próprias, como “Nada Mal”, incluída na “Coletânea Soul Brasil” (Som Livre), ao lado de artistas Jorge Ben, Tim Maia e Banda Black Rio. O resultado é este caldeirão mutável de estilos, com apenas uma orientação: o groove, o pulso, o ritmo dos corações e vidas que guiam pelas avenidas de sons.

Com 20 anos de carreira, a cantora Graça Cunha apresenta em Sorocaba o seu segundo CD solo, “Tiro de Letra”. Com a musicalidade dos estilos da Bossa Nova, samba, ijexá e canção, ela ainda adiciona uma pitada de jazz, gênero em que tem suas maiores influências. Com uma voz marcante e versatilidade musical, a cantora interpreta composições autorais e não-autorais. O show também traz canções inéditas de nomes da nova geração do samba e da MPB e algumas releituras.

Ainda no domingo, sobre ao placo o cantor Criolo. Apontado como um dos principais nomes da nova safra brasileira, o MC, cantor e compositor vem conquistando plateias de várias cidades do mundo com suas misturas de rap, soul e samba. Seu repertório inclui faixas dos discos “Nó na Orelha” e “Ainda Há Tempo”, além das músicas “Duas de Cinco” e “Cóccix-ência”, que estarão no novo álbum ainda sem data de lançamento.

No palco, Criolo se apresenta ao lado dos produtores Daniel Ganjaman (teclados eprogramação eletrônica), que também assina a direção musical do show, e Marcelo Cabral (baixo acústico e elétrico); dos músicos Guilherme Held (guitarra), Maurício Badé (percussão), Sérgio Machado (bateria) e do fiel escudeiro DJ Dan Dan (voz e picapes).

Todas as apresentações a Virada Cultural Paulista são gratuitas. Porém, nos palcosinternos, a entrada é limitada à capacidade dos teatros. A distribuição de ingressos será realizada pelas prefeituras de cada município participante.


Jardim Ipiranga

A Virada Cultural Paulista deste ano terá seu palco principal no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, no Jardim Ipiranga. O espaço será fechado para oferecer mais segurança ao público e contará com praça de alimentação operada por entidades assistências do município.
Com capacidade para 12 mil pessoas, a infraestrutura do evento contempla, ainda, sanitários químicos e água potável para a população.

De acordo com Jaqueline Gomes, o confinamento do evento atende às orientações dos organismos de segurança como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Urbes – Trânsito e Transportes que, assim como no carnaval, deverá disponibilizar ônibus em horários especiais para acesso do público.

“A decisão foi tomada com base no sucesso que foi o Carnaval, com uma organização planejada, com atendimento dos requisitos de segurança, para que a família sorocabana possa, mais uma vez, prestigiar um evento cultural”, explicou.

Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, os custos do investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além da segurança e a limpeza nas áreas do evento ficam por conta da Prefeitura.

A oitava edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado – acontece em 28 municípios e, pela primeira vez, em dois fins de semana: metade das cidades em 24 e 25 de maio; e outra metade em 31 de maio e 1º de junho.

As cidades participantes são Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Ilha Solteira, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.


Programação musical: Virada Cultural Paulista – Sorocaba

Sábado | 24 de maio
21h00 – Agnaldo Timóteo
22h30 – Tulipa Ruiz (Tudo Tanto)
0h00 – Arnaldo Antunes (Disco)

Domingo | 25 de maio
15h30 – Grooveria
17h00 – Graça Cunha (Tiro de Letra)
18h30 – Criolo