Sorocaba sedia 3ª edição da Feira Crespa

Sorocaba sedia 3ª edição da Feira Crespa Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/11/2016 às 23:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Evento é realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro, no Parque dos Espanhóis.

 

A Prefeitura de Sorocaba definiu a programação da terceira edição da Feira Crespa (Comunidade de Representantes e Empreendedores da Sorocaba Preta), que acontece neste domingo (20) das 11h às 21h, no Parque dos Espanhóis, em comemoração ao Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro. A data celebra o aniversário da morte de Zumbi, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no Brasil.

Promovida pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria da Cultura (Secult), a Feira Crespa tem como objetivo agregar os empreendedores afrodescendentes de Sorocaba para dar visibilidade a sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra na cidade.

Quem for ao Parque dos Espanhóis vai conferir apresentações de música, dança, desfile, roda de capoeira, oficinas, exposição de trabalho de artistas sorocabanos e outras atividades totalmente dedicadas à cultura afrodescendente. A Feira Crespa é gratuita.

Participam da festa produtores artísticos e artesãos locais como Cintia Ribeiro (bijuterias); Afro Art’s (corte de cabelo); Ateliê Souzas (quadros e bijuterias); Salão de Cabeleireiro Ebanus (tranças, dreads e flores); Tatyana Luis (flores artesanais); Cia Abayomi’n (cadernos personalizados, tiaras, turbantes, bijuterias e xequerês); Hercília de Oliveira (artesanato em geral); Ademir Santos Vitor Silva e (poemas literários); Pauliana (maquiagem); Vlad Ar’ts (desenho artístico); Casé (pintura a óleo e pastel seco); Alfredo (artesanato em geral); Elise (artesanatos natalinos); Eron (artesanato de capoeira); Marcinha (patchwork); Lisa e Jesus (artesanato exótico). Ainda integram os participantes: Cinara (produtos para emagrecimento) e SOS English.

Ao longo do dia uma oficina de turbantes com Nega Gy vai ensinar a técnica de amarrações, valorizando o uso de turbantes e promovendo o embelezamento e o resgate da identidade negra. Às 13h, Jeeh e Jake Moraes, da Cia Abayomi’n promovem uma oficina sobre dança afro-brasileira, disseminando a arte por meio do estilo musical que se traduz numa fusão rítmica do Djembe e danças dos Orisas.

A Feira Crespa traz, também, pintura solidária, apresentação de skate com abertura à participação de quem tiver seus equipamentos de segurança para a prática, oficina de maquiagem, limpeza de óculos, tranças, dreads e corte de cabelo. Isso tudo, das 11h às 17h30,

Além do caráter artístico e cultural, a Feira Crespa proporciona a geração de renda a algumas entidades assistenciais da cidade por meio da comercialização de alimentos. São beneficiadas o Centro Cultural Quilombinho, que vai levar trufas, água, salgados, crepes, pipoca, batata no cone), Planeta Negro, com sua feijoada e Delícias da Casa, que vai oferecer empada, saltenha e esfirra, além de bolos, geleias e compotas.

O Parque dos Espanhóis fica na Rua Campo Salles, s/n, em Pinheiros.

 

Confira a programação completa
11h – Apresentação de capoeira com mestre Falcon e graduada Amanda

12h – Tia Nãna

13h – Grupo Abayomi’n (dança afro)

15h – Grupo Balakogê

16h – Projeto Percurssivo FAAMQUI – 28 de Setembro

16h45 – Família Pereira

18h – Desfile África Crespa / Salada Samba Rock

19h – Atividades de conscientização

20h – Banda Zumbalanço