Segurança é palavra de ordem na Virada Cultural Paulista em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/01/2013 às 10:12
  • Atualizado 30/09/2022 às 10:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sistema de monitoramento por vídeo, controle de acesso por meio de catracas eletrônicas, segurança particular, a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) na área interna e da Polícia Militar, na externa. Este é o escopo daquilo que compõe a estratégia de segurança da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana em cinco pontos da cidade e terá um dos maiores palcos do interior montado no Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga.
O trabalho que será desenvolvido pelos organismos de segurança da cidade, que teve início há alguns meses, foi apresentado à imprensa na tarde desta terça-feira (20) durante coletiva na Prefeitura e da qual participaram representantes da GCM, da PM, da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria da Cultura (Secult).  De acordo com a secretária Jaqueline Gomes da Silva, apesar de as atividades ocorrerem em cinco locais distintos, toda a energia está concentrada na segurança do palco externo, no Ipiranga. 

Com capacidade para receber mais de 13 mil espectadores, o espaço está recebendo a mesma atenção que foi dada à organização do Carnaval de Sorocaba e que, na avaliação da Secult e por meio dos seus parceiros,  vem se traduzindo em sucesso a cada ano.
E uma das medidas que colaboram para isso, segundo o capitão PM Vanclei Franci, é o confinamento do público. “Em espaços onde se pode controlar o número de participantes, onde é proibida a venda de bebida alcóolica, nosso trabalho fica muito mais fácil.  Há mais efetividade na atuação tanto da polícia quanto da Guarda Municipal”, garantiu.
Dividido em quatro regiões, o Parque Maestro Nilson Lombardi terá 17 saídas de emergência, área especifica para cadeirantes, contara com 30 brigadistas e com um posto de comando montado estrategicamente no mirante da área, com a base da PM, da GCM, do Conselho Tutelar, do Serviço de Fiscalização da Prefeitura e da Secretaria da Saúde (SES). Uma ambulância permanecerá á disposição tendo espaço e acessos exclusivos para trânsito.

De ônibus
No que diz respeito ao serviço de transporte, a Urbes está indicando que a população faça uso de ônibus, visto que o local não dispõe de grandes áreas de estacionamento e, portanto, os veículos deverão ficar nas vias. 
Por conta do volume de público esperado, haverá intensificação no serviço e, após o encerramento dos shows do sábado (24) haverá saídas para o Terminal Santo Antônio e, de lá, para as principais avenidas e corredores de ônibus, após a zero hora.
O planejamento do serviço de transporte leva em consideração toda a área de tráfego na região do parque e que a Urbes estará monitorando. Somente se houver necessidade, será realizado desvio de trânsito. 
A arena do show da Virada Cultura Paulista contará com toda a estrutura de atendimento ao público, com sanitários, água potável e duas praças de alimentação operadas por entidades assistências do município. 

Agenda
A abertura da Virada acontece, simultaneamente, às 18h do próximo sábado (24) nas 14 cidades que integra o calendário do evento. Em Sorocaba, o início das atividades será no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, com a presença de autoridades e do público que quiser conferir a apresentação do 3G Trio que abre a festa com o show “O que a gente ouve lá em casa”. Na mesma noite, a partir das 19h, o DJ Rafa Barreto comanda o som no Jardim Ipiranga.

Confira abaixo as atrações da Virada Cultural em Sorocaba. A entrada é gratuita.

TEATRO MUNICIPAL
SÁBADO (24/05) 
18H30 – 3G TRIO – O QUE A GENTE OUVE LÁ EM CASA (MÚSICA)
20H00 – CIA NÓSEMCASA – ESTUDO PARA UMA DANÇA (DANÇA)
21H30 – AS GRAÇAS – NAS RODAS DO CORAÇÃO (TEATRO DE RUA)
NA ÁREA EXTERNA EM FRENTE AO TEATRO
23H30 VINICIUS VIEIRA (STAND UP)

DOMINGO (25/05)
TEATRO MUNICIPAL
11H00 – CIA RUIDO ROSA – JULIA E O MONSTRO? DO LAGO NESS (TEATRO INFANTIL)
14H00 – CIA DE MOÇAMBIQUE UNIDOS A SÃO BENEDITO PARQUE BANDEIRANTES (CULTURA POPULAR)
NA ÁREA EXTERNA EM FRENTE AO TEATRO
16H00 – CIRCO NOPOK – NO POCKET – UM ESPETÁCULO PARA TODOS OS BOLSOS  (CIRCO)

PALCO EXTERNO – PARQUE MAESTRO NILSON LOMBARDI
SÁBADO (24/05) 
19H00 – DJ RAFA BARRETO (MÚSICA)
19H30 – MONOCLUBE  (MÚSICA)
20H30 – CURTAS PONTOS MIS  – AMOR DE THANATAS /NINA  (CINEMA)
21H00 – AGNALDO TIMÓTEO (MUSICA)
22H00 – CURTAS PONTOS MIS  – UM DIA. E LOGO DEPOIS UM OUTRO/MOTO PERPÉTUO  (CINEMA)
22H30 – TULIPA RUIZ – TUDO TANTO ( MÚSICA)
23H00 – CURTAS PONTOS MIS  – LINHA DO MAR  (CINEMA)

DOMINGO (25/05)
00H00 – ARNALDO ANTUNES  – DISCO ( MÚSICA)
13H30 – NA BATIDA DO RAP  (MÚSICA)
15H00 – DJ RAFA BARRETO (MÚSICA)
15H30 – GROOVERIA (MÚSICA)
16H30 – CURTAS PONTOS MIS – DESTINAÇÃO/PALEOLITO (CINEMA)
17H00 – GRAÇA CUNHA – TIRO DE LETRA (MÚSICA)
18H00 – CURTAS PONTOS MIS – O GIGANTE/A ILHA (MÚSICA)
18H30 – CRIOLO (MÚSICA)

PALCO DO PARQUE DOS ESPANHÓIS
SÁBADO (24/05) 
14H30 – CIA SEMEANDO ENCANTO  – MÚSICA SOCIOAMBIENTAIS (MÚSICA)
16H00 – A VOZ DO SAMBA (MÚSICA)

PALCO DO PARQUE  CARLOS ALBERTO DE SOUZA (CAMPOLIM)
DOMINGO (25/05)
09H00 – TRIO A VÁCUO ( MÚSICA)
10H30 – MARACATU DA VILA LEÃO  (CULTURA POPULAR)
12H00 – BATUCADA GROOVE (MÚSICA)