Secult vai promover “Arrastão Cultural”

Secult vai promover “Arrastão Cultural” Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/01/2017 às 21:06
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:06
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Medida descentralizará cultura sorocabana


O secretário de Cultura de Sorocaba, Werinton Kermes, anuncia nos próximos dias uma série de medidas integrantes do projeto “Arrastão Cultural”. Serão cerca de 150 ações culturais distribuídas entre as várias linguagens artísticas, como dança, literatura, teatro e música, que serão realizadas em diversos ambientes públicos, como parques, bibliotecas e outros espaços.

O projeto “Arrastão Cultural” levará oficinas e espetáculos artísticos aos bairros nos finais de semana. A ideia principal do projeto é criar formas e mecanismos para a apresentação dos artistas sorocabanos, bem como descentralizar a exibição do que é gerado em Sorocaba e, com isso, criar maior interesse pela produção artística.

Conforme Kermes, “dinheiro é importante, porém, não é tudo, principalmente para quem produz arte e trabalha com criatividade e muitas vezes tem a adversidade como seu aliado”; “podemos abrir frentes diferenciadas, promover rodas de samba, saraus no mercado municipal, intervenções teatrais em áreas de grande fluxo de pessoas”; “o fazer artístico e a exibição precisam ganhar corpo e percorrer a cidade, chegar a todos os bairros e contemplar as linguagens que são trabalhadas em todas as regiões da cidade”.

As ações pontuais do “Arrastão Cultural”, e que serão desenvolvidas ao longo dos próximos três meses, não serão as únicas atividades da Secult para o período, que já prepara ações permanentes de fomento e exibição artística.