Oficinas culturais reúnem literatura, fotografia e arte em encontros on-line

Cultura 28 set / 2020 às 16:06

A segunda parte da programação on-line das Oficinas Culturais – Programa de Formação para o Interior será realizada em outubro pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). As atividades apresentadas em diversas linguagens e formatos são gratuitas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de outubro para a “Oficina de Podcasts com Ferramentas Gratuitas” por meio do link https://forms.gle/gYGUUs1nwca1gF5Q6. As aulas com o passo a passo da gravação, edição e publicação de podcasts serão realizadas nos dias 19, 21 e 23 de outubro, das 10h às 12h, sob coordenação de Thiago Kaczuroski.

Também em outubro, nos dias 19, 21 e 23, das 14h às 16h, o coordenador Maneco Magnesio Guimarães oferecerá uma “Oficina de Fotografia de Rua, dos Mestres ao Instagram” na qual ele abordará como a fotografia de rua chegou ao século XXI e é praticada até hoje por jovens no mundo todo. Também serão explicitadas formas de diferenciação de fotos, quais equipamentos utilizar, tratamento de imagem, apresentação de trabalho, vertentes similares dessa linguagem e algumas noções básicas de direitos autorais e direitos de uso de imagem. O link de inscrição é: https://forms.gle/Auqqfdw25UsvL4G48

Daniel Fagundes apresentará conceitos da vídeo-poesia e uma proposta de experimentação caseira com os participantes na “Oficina de Vídeo-Poesia” realizada nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 14h às 16h. As inscrições vão até o dia 5 de outubro pelo link https://forms.gle/HkuK3n4pa3jq2tTT6.
“A Palavra que Conta: uma Abordagem Introdutória Sobre a Arte de Contar Histórias” será a oficina ministrada por Simone Grande nos dias 19, 22, 26 e 29 de outubro, das 14h às 16h. Nela serão abordados assuntos sobre o ofício e prática dos contadorxs de histórias, como: o repertório, a visualização, a memória e o estudo do conto. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de outubro pelo formulário: https://forms.gle/SRztVF1EsSKmiPjo7.

Nos dias 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 17h30 às 19h30, a oficina “Artivismo Urbano” acontecerá por meio do coordenador Weber Anselmo Fonseca. Nesta oficina, os participantes irão desenvolver um diálogo sobre conceitos do ativismo LGBTIA+ e arte urbana através da produção de adesivos e lambes artesanais. O link de inscrição é: https://forms.gle/Cg3R86udXeibgJWG7.

Weber Anselmo Fonseca também ministrará a oficina “Mapas Afetivos”, na qual o participante terá contato com o conceito de mapa afetivo e aprenderá como este pode ser um instrumento para o desenvolvimento de produções culturais locais. As inscrições vão até o dia 8 de outubro e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/dQ8PD2Gs7Ld6sECm6. Já a oficina acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro, das 10h às 12h.

Para mais informações, acesse o site: http://poiesis.org.br/maiscultura ou mande um e-mail para interioronline@oficinasculturais.org.br. O telefone (15) 3202.5003 também está disponível.


Mais Notícias