Museu Histórico Sorocabano comemora 66 anos de inauguração

Museu Histórico Sorocabano comemora 66 anos de inauguração Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/03/2020 às 18:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Museu Histórico Sorocabano (MHS), enquanto espaço de preservação da memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado de povo sorocabano, completou 66 anos nesta terça-feira (03).

O MHS nasceu no dia 03 de março de 1954 e, para comemorar, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) promove no próximo no sábado (7), às 11h, ‘Aniversário do Museu Histórico’. O evento contará com uma apresentação musical da Orquestra de Violas “Zé Franco” em frente ao MHS, que fica na área interna do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Para entrar no zoo é preciso ingresso.

Em Sorocaba, as discussões sobre a preservação da memória se iniciaram lideradas pelo professor Renato Sêneca de Sá Fleury, acompanhado dos historiadores Aluísio de Almeida e Antônio Francisco Gaspar, reunindo, por meio de campanha pública, o seu primeiro acervo de peças. Inicialmente, elas foram expostas em algumas salas do Gabinete de Leitura Sorocabano e, posteriormente, em um Casarão na Rua Padre Luiz, dando início, efetivamente, às suas atividades dentro das comemorações do III Centenário de Fundação de Sorocaba. Com a inauguração do zoológico, o Museu se instalou no Casarão que fica dentro do parque, onde permanece até hoje.

O MHS está localizado na rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.2825.