Grafiteiros revitalizam muro do Centro Pop

Grafiteiros revitalizam muro do Centro Pop Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/04/2017 às 11:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Tendo muro e tinta, tem arte. E se tem arte há vida. É assim que pensa um grupo de artistas locais, grafiteiros que emprestaram seu talento na manhã deste domingo (09) para dar brilho a um longo muro na região da rodoviária de Sorocaba.

Quando o coordenador do Centro POP, espaço destinado a acolher pessoas em situação de rua, Leandro Antônio de Oliveira Lima, comentou com os amigos que queria pintar o muro do prédio que é ligado à Secretaria de Igualdade e Assistência Social, logo encontrou apoio em Fernando Marques, funcionário do legislativo sorocabano, que se encarregou de fazer a ponte entre a necessidade do espaço público em ser pintado e a generosidade de artistas locais que dedicaram um dia de trabalho para deixar uma região muito mais bonita.
Faltava a tinta; mais uma vez a ajuda veio através de Fernando Marques que conseguiu suporte com uma empresa para disponibilizar o material. Foi, portanto, a partir da iniciativa de Leandro Antônio, a articulação de Fernando Marques e a ajuda da Rataria BoardShop e a Walls Graffiti Shop, estas duas, responsáveis por agregar os grafiteiros e disponibilizar as tintas, que as condições estavam prontas para o trabalho.

Faltava o aval do poder público e de imediato a secretária de Igualdade e Assistência Social Cíntia de Almeida, não somente autorizou a arte, como a incentivou e agradeceu.

“Não somos nós que estamos ajudando eles ao abrir espaço pro grafite, eles que nos ajudaram em pintar com arte um espaço nosso. Ao embelezar esse muro eles deram vida a um espaço público, livraram o paredão de vandalismo e deram uma perspectiva às pessoas em situação de rua que os ajudaram”. Cíntia se referiu aos vários frequentadores do Centro Pop que sujaram as mãos de tinta e foram ajudar a pintar.

Sobre a ação, Cíntia de Almeida ainda disse: “temos uma lei municipal que permite que a Prefeitura incentive e valorize a arte urbana, vamos fazer mais parcerias”.

Os grafiteiros que participaram da ação foram: Furlan, Smigo, Nacho, Gadão, Danilo Rek, Diddy, Beto Crash e Adriano Gianolla. E eles se articulam para promover diversos eventos culturais nos próximos meses, entre eles o Cultura na Ladeira, que será realizado no dia sete de maio em um espaço próximo a zona industrial, desta vez tendo a música e o Skate como foco.