Usuários do transporte coletivo fazem teste para a Covid-19 no TSP

Coronavírus 15 out / 2020 às 17:29

No terceiro dia de testagem gratuita dos usuários do transporte coletivo, realizado nesta quinta-feira (15), aconteceu no Terminal São Paulo. Vários passageiros procuraram o serviço oferecido pela Prefeitura de Sorocaba no Terminal Santo Antonio. Nesta sexta-feira (16) a testagem prossegue no mesmo local, das 7h30 às 12h e são disponibilizados 300 testes por dia. Já na próxima semana, nos dias 19 e 20, será no Terminal Vitória Régia. A testagem é feita por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde.

Para Dionísio Aparecido Machado, 55 anos, autônomo, o exame é muito importante para prevenção da pessoa que está sendo testada e para as pessoas que convivem com ela, prevenindo assim diversas pessoas através de um único teste. “Uma ação muito boa para população”, destacou.

“O vírus existe e assusta muitas pessoas por conta de seus efeitos colaterais, mas existem também as pessoas que precisam sair de casa para trabalhar e essa ação ajuda principalmente essas pessoas a se prevenir desta doença”, opinou Reinaldo Stevaux, 63 anos, aposentado.

Trata-se do exame que detecta anticorpos por meio de coleta sanguínea intravenosa, realizado pelo laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES). Podem ser testados crianças, desde que acompanhadas dos responsáveis, e adultos de todas as idades. Para isso, os interessados devem apresentar um documento de identidade (RG, CNH ou CPF) com foto. Já as crianças devem possuir CPF, que precisa ser apresentado no momento da inscrição.

Já foram testados os trabalhadores do trânsito e do transporte da cidade, incluindo-se os motoristas de ônibus, funcionários da Urbes, entregadores por aplicativo e de motocicleta. O objetivo da ação é checar se os usuários rotineiros do transporte coletivo já tiveram a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas.


Mais Notícias