Sorocaba registra 14 casos confirmados da COVID-19 e uma morte

Sorocaba registra 14 casos confirmados da COVID-19 e uma morte Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/04/2020 às 18:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A cidade de Sorocaba passou de 11 para 14 casos confirmados do novo coronavírus. Dos três novos casos confirmados, todos encontram-se internados em hospitais da cidade. Os exames foram feitos em laboratórios particulares. A cidade também registrou uma nova morte confirmada pela doença e dois novos óbitos por suspeita da COVID-19. Uma morte suspeita foi descartada. Os pacientes dos dois primeiros casos confirmados já se recuperaram da doença.

Neste momento, Sorocaba possui 14 casos confirmados do novo coronavírus, com duas mortes. Deste total, 10 estão internados. A cidade passou de 246 para 276 casos suspeitos que aguardam resultados de exames. Do total de suspeitos, 53 encontram-se internados (15 na UTI) e agora, nove óbitos são investigados. O total de descartados por resultado de exames aumentou de 42 para 44. Sobre a segunda morte confirmada pelo novo coronavírus registrada nesta quarta-feira (1º), trata-se de um homem diabético de 75 anos, que estava internado em um hospital particular da cidade.

Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Neste momento são considerados como suspeitos não notificados, todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.