Saúde recebe mais 20 carros para fortalecer o transporte de pacientes em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/01/2021 às 16:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o transporte de pacientes, a Prefeitura de Sorocaba remanejou mais 20 carros à Secretaria da Saúde (SES) na manhã desta terça-feira (5). Com isso, a pasta passará de 25 para 45 veículos, entre carros, ambulâncias e micro-ônibus à disposição dos cidadãos que necessitam de locomoção para comparecerem em consultas e exames.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, em solenidade realizada no Paço Municipal. A ampliação da frota foi possível por meio de um remanejamento da frota já existente e anteriormente contratada pelo Poder Executivo. Os carros que seriam usados pelos secretários municipais foram transferidas à SES, para beneficiar a população.

Dos 20 veículos cedidos, dois são próprios da Prefeitura de Sorocaba e 18 são locados, atualmente. O serviço de transporte atende aproximadamente mil pacientes por mês, além dos 480 pacientes cadastrados no tratamento de hemodiálise.

De acordo com o prefeito Manga, é inadmissível que as secretarias fiquem com veículos em boas condições, enquanto a população sofre com a falta de transportes adequados para realizar as viagens dos pacientes. “Agradeço aos secretários e ao vice-prefeito, que disponibilizaram esses veículos para que o sofrimento desses pacientes possa ser sanado”, destaca.

Agradecimento

Durante a solenidade, Iranilda Perez Porcel, mãe da paciente Keite, que é usuária do transporte de pacientes, agradeceu a vinda desses novos veículos. “Minha filha utiliza esse serviço há mais de três anos para fazer hemodiálise. Essa ajuda vem em boa hora”, agradeceu.

Homenagem ao servidor vítima da Covid-19

No decorrer da cerimônia, houve um minuto de silêncio para homenagear o falecimento do condutor socorrista do Samu, George Luis de Camargo, de 39 anos, ocorrido nesta segunda-feira (4), vítima da Covid-19.

Serviço de transporte

Para requerer o serviço de transporte de pacientes, o munícipe deverá encaminhar-se a qualquer unidade das Casas do Cidadão com a documentação em mãos e solicitar a abertura do processo de solicitação de transporte para tratamento médico. É recomendado que a solicitação seja realizada com a maior antecedência possível. A resposta acontece após três dias e deve ser retirada em qualquer Casa do Cidadão.

São necessários os seguintes documentos do paciente para solicitar a abertura de processo: carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, dois números de telefones para contato, comprovante de agendamento com local, data e hora do procedimento médico, laudo médico em caso de necessidade de acompanhante (salvo menores de idade e maiores de 65 anos) e laudo médico quando o paciente necessitar de algum transporte “diferenciado” (com maca ou individual).

Confira os locais das Casas do Cidadão em Sorocaba:

Casa do Cidadão Paço Municipal
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041
Alto da Boa Vista
Telefone: (15) 3238-2304

Casa do Cidadão Itavuvu
Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras
Telefone: (15) 3226.9292

Casa do Cidadão Éden
Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden
Telefone: (15) 3335.3480

Casa do Cidadão Ipiranga
Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Telefone: (15) 3229.2950

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias
Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias
Telefone: (15) 3236.4371

Casa do Cidadão Nogueira Padilha
Rua Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência
Telefone: (15) 3237.7171