Prefeitura faz testagem rápida para inquérito populacional da Covid-19 nas UBS´s

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/06/2020 às 18:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com o objetivo de estimar o percentual da população local que apresenta anticorpos contra a Covid-19, portanto infectados já recuperados, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (30), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a testagem rápida para inquérito populacional do novo coronavírus. Um total de 1.920 pessoas serão testadas durante a ação.

Estão sendo realizados inquéritos sorológicos nas áreas de abrangência das 32 UBSs, com sorteio aleatório de 60 pessoas por unidade, por meio do Sistema de Informação de Saúde. Caso a pessoa não queira participar, outro cidadão será selecionado aleatoriamente.

Os entrevistadores foram treinados à execução do exame que é realizado com amostra de sangue, obtida através de uma picadinha no dedo (punção digital). Além da testagem para COVID-19, são aplicados questionários com informações dos participantes: sexo; idade; escolaridade do respondente; escolaridade da pessoa com maior grau de instrução no domicílio; cor da pele autorreferida; sintoma potencialmente relacionados à COVID-19 nos 15 dias anteriores à entrevista; presença de comorbidades; utilização dos serviços de saúde nos últimos 15 dias e medidas de distanciamento de social adotadas.

Com esta ação é possível projetar cálculos precisos da letalidade da doença, através das estimativas confiáveis do percentual de infectados. Outra consequência é ajudar a fortalecer as estratégias adotadas pela cidade no combate à Covid-19.

Inquérito populacional em etapas

Segundo a Vigilância Epidemiológica da SES, os inquéritos populacionais foram planejados para acontecer em seis etapas. O primeiro inquérito foi iniciado nos mais de dois mil servidores da Secretaria da Saúde, já o segundo foi feito junto aos moradores e colaboradores dos abrigos municipais de longa permanência para idosos.

A terceira etapa foi com a testagem de todos servidores da Guarda Municipal de Sorocaba e a quarta acontece nos territórios das 32 UBSs. A quinta será planejada para testar a população em situação de rua e a sexta em instituições que acolhem crianças e adolescentes. Sorocaba recebeu ao todo nove mil testes para usar em inquéritos populacionais.

 

CLIQUE ABAIXO, OUÇA AGORA O PODCAST DE HOJE (30/06) E SAIBA O VALOR DAS MULTAS PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA.

CLIQUE NO PLAY (OUVIR NO NAVEGADOR) E OUÇA AGORA O NOSSO PODCAST!