Em evento do Estado, Prefeitura solicita melhorias a Sorocaba

Coronavírus 20 jan / 2021 às 23:23

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, solicitou ao governador do Estado, João Doria, que profissionais da educação e pacientes que fazem tratamento de câncer e hemodiálise possam ser imunizados o quanto antes, como parte dos grupos prioritários, desde que com a recomendação médica adequada.

Além disso, o chefe do Poder Executivo também solicitou que o governo estadual volte atrás na decisão de reduzir 12% das verbas destinadas à Santa Casa e que o município não retroceda de fase no Plano São Paulo, uma vez que está sendo ágil nas providências para o combate e a retaguarda de assistência à Covid-19. Uma nova atualização do Plano São Paulo ocorrerá nesta sexta-feira (22).

Na solenidade em alusão ao lançamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade, realizada na tarde desta quarta-feira (20), no Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, aproveitou o evento do Estado para solicitar essas melhorias a Sorocaba ao governador.

Após as solicitações, o governador pediu que os ofícios fossem protocolados com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi.

 

Enfermeira da Prefeitura homenageada

Para a solenidade, Sorocaba indicou a enfermeira da rede municipal Takako Nakano, de 68 anos, que atua na Prefeitura de Sorocaba desde 1980, para que representasse a cidade e os trabalhadores da saúde durante a aplicação da vacina.

Nascida no Japão, Takako veio para o Brasil com três anos de idade. Em 1972, formou-se em enfermagem na PUC-SP, em Sorocaba. Após se aposentar como servidora em 2003, a enfermeira resolveu prestar um novo concurso e voltou à ativa na Prefeitura em 2008, depois de ser aprovada em primeiro lugar no processo seletivo.

 

Mais 20 leitos de UTI Covid para Sorocaba e 10 para o CHS

Durante a coletiva, o governador do Estado anunciou que, nos próximos dias, o CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba) contará com mais 10 leitos de UTI Covid para oferecer assistência aos pacientes de Sorocaba e mais 47 cidades que fazem parte do DRS 16 (Departamento Regional de Saúde).

Além disso, em entrevista à imprensa, o prefeito Rodrigo Manga também anunciou que Sorocaba planeja ter mais 20 leitos para pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19. A intenção é que mais cinco leitos de UTI Covid sejam contratados na UPH Zona Leste e outros 15 (10 de clínicos e cinco de estabilização) sejam feitos em um Centro de Transição e Retaguarda da Covid-19.


Mais Notícias